A crise gerada pela escassez global de semicondutores acaba de afetar um dos principais ícones da indústria automobilística dos Estados Unidos: a picape Ford F-150. Conforme revela reportagem do site Ford Authority, a produção da camionete na fábrica de Dearborn, no estado do Michigan, foi suspensa nesta semana e só deve ser retomada na próxima segunda-feira. 

Até poucos dias atrás, a Ford acreditava que seria possível manter a produção do modelo mesmo com a falta de micro-chips, mantendo unidades inacabadas reservadas para posterior instalação do componente. No entanto, o problema acabou sendo maior que o previsto e o plano inicial teve de ser abortado, levando à suspensão completa da produção.

Galeria: Ford F-150 2021

Os semicondutores são parte integrante da central eletrônica dos veículos. Sem eles, sistemas modernos de entretenimento, segurança e assistência ao motorista são incapazes de funcionar. Em decorrência das paralisações geradas pela pandemia em 2020, a produção desses componentes foi afetada e interrompeu completamente a cadeia de suprimentos da indústria automotiva global.

Para piorar, outros segmentos industriais acabam entrando na disputa pelos poucos componentes ainda ofertados, acirrando ainda mais a concorrência. É o caso de empresas fabricantes de consoles, laptops e tablets, que também dependem dos semicondutores.

No mundo todo, diversas montadoras foram obrigadas a reduzir o ritmo ou paralisar completamente a produção. Segundo monitoramento realizado pela consultoria Auto Forecast Solution (AFS), dos Estados Unidos, pelo menos 1 milhão de veículos já deixaram de ser fabricados. Na América do Sul, onde o Brasil concentra 80% da produção, a consultoria projeta perda de 80 mil veículos para o ano todo.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com