A Honda e a Hyundai entram para lista de fabricantes de carros no Brasil que decidiram realizar uma nova paralisação para conter a pandemia de Covid-19 pelo país. As duas empresas anunciaram que suas fábricas no interior de São Paulo fecharão as portas na próxima semana, retornando apenas em abril. Com as duas marcas, seis fabricantes já tomaram a decisão de interromper a produção, junto com Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen.

No comunicado, a Honda diz que quer “contribuir com as medidas para redução de circulação de pessoas”, mas que também irá fechar as fábricas considerando o impacto na cadeia produtiva. A marca já vem enfrentando problemas com a falta de semicondutores e chegou a parar a produção do Civic em Sumaré (SP) no início do mês por uma semana, situação que vem se agravando ao redor do mundo.

Galeria: Honda - Fábrica em Itirapina (SP)

Como a Honda já teve que paralisar a produção neste mês, a marca ainda está negociando com o sindicato da região sobre como irá compensar as horas não trabalhadas de todos os funcionários. No início de março, a empresa deu férias coletivas para os quase mil funcionários de Sumaré entre os dias 1 e 10. Desta vez, tanto Sumaré quanto Itirapina ficarão sem operar entre 30 de março e 12 de abril.

Apesar do anúncio da Honda pela parte de automóveis, não há qualquer posicionamento até o momento por parte da divisão de motos, cuja fábrica fica na Zona Franca de Manaus. O complexo amazonense teve que parar algumas vezes neste ano pelo agravamento da Pandemia na cidade, acompanhando outras fabricantes de motos na região.

Galeria: Hyundai em Piracicaba (SP)

No caso da Hyundai, o comunicado enviado pela empresa diz que está “Seguindo as determinações da Prefeitura de Piracicaba para a diminuição da circulação de pessoas e em conformidade com o compromisso da Hyundai Motor Brasil para com a saúde e o bem-estar da comunidade em que atua, de seus funcionários e familiares, não haverá atividades de produção de veículos na fábrica de Piracicaba de 29 de março a 4 de abril.”

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com