Apesar da proposta familiar/comercial, o segmento de vans na Europa também oferece opções para clientes de perfil mais esportivo. A Ford, por exemplo, tem no catálogo a Transit Custom Sport e a Volkswagen acaba de anunciar o lançamento da Transporter T6.1 Sportline. A novidade estreia com pegada mais dinâmica e modificações especialmente pensadas para fazer jus ao sobrenome.

A receita básica de adicionar rodas com desenho diferenciado e acabamentos vermelhos foi seguida à risca, mas o resultado foi além disso para tornar a Sportline uma verdadeira van esportiva - por dentro, por fora e por baixo. A suspensão, por exemplo, foi rebaixada em 30 milímetros para otimizar a estabilidade e ajudar a compor o visual ao lado das rodas de 18 polegadas pintadas na cor preta.

Galeria: VW Transporter T6.1 Sportline

Há ainda pacote aerodinâmico completo com apêndices nos para-choques e laterais, bem como aerofólio na traseira. Clientes interessados também podem optar pelo pacote Sportline Black Edition, que adiciona mais detalhes revestidos em preto, adesivos identificativos, barras laterais em preto fosco e suspensão Eibach aprimorada.

Por dentro, o destaque fica por conta dos bancos revestidos em couro, painel de instrumentos digital, assentos dianteiros aquecidos, sistema de som atualizado, sistema de navegação Discover Media revisado, assim como dispositivos de assistência ao motorista como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sensores de estacionamento dianteiros traseiros e câmera de ré.

Debaixo do capô, o motor 2.0 TDI não sofreu alterações e segue entregando 201 cv de potência. O câmbio é automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Na Europa, a Transporter Sportline está disponível em variantes com entre-eixos curto e longo, e preços que variam entre £ 42.940 e £ 49.450 (equivalente a R$ 300.000 e R$ 346.150, respectivamente).

A Transporter é considerada tataraneta da velha Kombi, tão conhecida dos brasileiros. Por aqui, será que uma versão equivalente pegaria como "Kombi GTI"?

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com