Quase um ano depois de ser lançado no Brasil, o Volkswagen Nivus se apronta para cruzar o Atlântico e estrear em outro importante mercado global: a Europa. A informação foi confirmada durante conferência anual da marca na Alemanha, onde Ralf Brandstätter, CEO da VW, falou sobre a estratégia da empresa de dar seguimento ao lançamento de carros à combustão apesar do investimento pesado em elétricos.

Nesse sentido, o calendário de estreias de veículos tradicionais em 2021 foi revelado e, entre os destaques, está o Nivus. O modelo é tratado pela marca como CUV (Crossover Utility Vehicle) e deverá chegar aos principais mercados europeus no 4º trimestre deste ano. A produção para a região será concentrada em Barcelona, na Espanha, na mesma fábrica onde já são produzidos Polo e T-Cross.

Galeria: VW Nivus Highline 2020 (Superteste)

Desenvolvido pelas equipes de engenharia e design do Brasil, o Nivus será o segundo grande projeto nacional da VW a chegar à Europa. O primeiro, não custa lembrar, foi o Fox, vendido no continente entre 2005 e 2011 como veículo de entrada da marca. No caso do Nivus, a ideia será posicioná-lo como alternativa mais esportiva ao T-Cross, evidenciando características do design e a pegada cupê da carroceria.

Volkswagen - Lançamentos 2021

Mecanicamente, o Nivus brasileiro adota motor 1.0 TSI de 128 cv e câmbio automático de 6 marchas em todas as versões. Para a Europa, fica a expectativa que o conjunto seja o mesmo - talvez com a adição de um sistema híbrido-leve de 48 volts. Novidades são esperadas também internamente, com acabamento revisto para atender ao gosto do consumidor europeu.

No Velho Continente, o Nivus brigará diretamente com modelos como Hyundai Bayon, Kia Stonic e Nissan Juke.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com