Após meses de especulações e incertezas, mudanças na oferta de motores do Chevrolet Equinox parecem finalmente próximas de se tornar realidade. Conforme relata o site GM Authority, a versão reestilizada do SUV começará a ser vendida em breve nos Estados Unidos com gama restrita ao propulsor 1.5 turbo de 4 cilindros. O 2.0, oferecido atualmente não versões mais caras, será descontinuado.

Até então, havia expectativa de que a GM substituísse o atual 2.0 emprestado do Camaro (codinome LTG) pelo novo 2.0 LSY (o mesmo mesmo usado nos modelos Cadillac XT4 e Chevrolet Blazer). A mudança seria motivada pela rigidez das regras anti-poluição, já que o LSY é considerado mais amigável ao meio ambiente. Agora, porém, chega a informação de que nenhum motor 2.0 será oferecido, nem novo e nem antigo.

Galeria: Chevrolet Equinox 2021

A explicação está diretamente relacionada à baixa procura pelo propulsor. De acordo com a publicação, as versões 2.0 responderam por apenas 8% das vendas totais do Equinox nos Estados Unidos em 2020. Estrategicamente, o investimento não faz sentido, sendo preferível ampliar a oferta do motor 1.5 turbo, notadamente o mais demandado. A alteração será implementada no mercado norte-americano junto com a chegada às lojas do modelo reestilizado, já nos próximos meses.

No Brasil, o motor 2.0 turbo é oferecido no Equinox na versão topo de linha Premier. Assim como a variante norte-americana, a configuração destinada ao mercado nacional é produzida no México. Resta saber se a GM também implementará a mudança por aqui, passando a focar apenas no motor 1.5 turbo (oferecido hoje tanto na variante LT quanto na Premier). O lançamento do novo Equinox no Brasil deve acontecer após o início das vendas nos Estados Unidos, a não ser que novos  atrasos gerados pela pandemia altere os planos.

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