Apesar disso, nova geração ainda é dúvida por aqui

A nova geração do Renault Sandero já foi apresentada na Europa como Dacia. Mudou bastante, inclusive a plataforma, agora CMF-B, cresceu e ficou mais refinado. Bastante esperado no nosso mercado, ele apareceu em registros de patentes no INPI no Brasil com diversas partes e abre ainda mais a possibilidade de chegada - ou não. 

O registro no Brasil é quase um quebra-cabeças. Ainda não deu as caras em carroceria completa, porém temos capô, para-choques dianteiro e traseiro, tampa traseira e portas. Como não há as mudanças que normalmente são feitas para trocar o logotipo da Dacia pelo da Renault, ainda não podemos afirmar com certeza que este é o carro que chegará ao Brasil, já que é comum os registros serem apenas para proteção ao redor do mundo. 

Novo Dacia Sandero - Registro no INPI
Novo Dacia Sandero - Registro no INPI
Dacia Sandero 2020

Ainda existe alguma dúvida sobre Sandero e Logan no Brasil. Ao mesmo tempo em que anunciou o investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil, o CEO global Luca De Meo disse que os investimentos seriam transferidos para o Bigster e Duster. A Renault, como um grupo, está mudando seu foco para produtos com maior valor agregado e rentabilidade, mesmo que isso custe participação de mercado em prol da maior lucratividade de operação - um caminho comum em diversas montadoras nos últimos anos. 

Novo Dacia Sandero - Registro no INPI
Novo Dacia Sandero - Registro no INPI
Dacia Sandero 2020

Além disso, ainda quando eram cotados com quase certeza em nosso mercado, Sandero e Logan seriam diferentes do que foi visto na Europa. Para assumir a identidade Renault, não seria apenas trocar o logo, mas também o design e o nome para algo mais específico da empresa francesa - o sedã Taliant, apresentado na Turquia, é exatamente isso. 

Ou seja, o caminho mais certo para a dupla de compactos da Renault no Brasil é a mudança de nome e adotar o design como do Taliant para não ser apenas um "rebadge" dos Dacia mais uma vez. Ao mesmo tempo, aumentam seu valor agregado, com melhor design, acabamento e equipamentos, para brigar com os concorrentes do mercado, isso se eles estiverem entre os 5 lançamentos previstos da marca por aqui até o 2º semestre de 2022.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Galeria: Novo Dacia Sandero - Registro no INPI

Envie seu flagra! flagra@motor1.com