Após revelar que o Creta de 7 lugares será batizado como Hyundai Alcazar, a fabricante sul-coreana agora anunciou que a apresentação oficial do novo SUV acontecerá no dia 6 de abril, com o início das vendas programado para maio na Índia. Apesar de ter sido desenvolvido no país asiático, a Hyundai tem planos de torná-lo um modelo global – criando chances de que apareça também no Brasil em algum momento.

Além do fato de que será batizado como Hyundai Alcazar, não há qualquer outro detalhe oficial sobre o Creta de 7 lugares. Todas as informações que sabemos vieram da mídia indiana, que confirma o parentesco entre o Alcazar e o Creta, usando a mesma plataforma, mas com um aumento maior que 30 milímetros no entre-eixos, em comparação aos 2,61 m do Creta, criando mais espaço para colocar a terceira fileira de bancos.

Galeria: Hyundai Alcazar - Projeção

Apesar de falarmos que é um Creta de 7 lugares, o Alcazar também terá uma opção de seis assentos, sendo que a fileira do meio usaria somente dois bancos e um segundo console central, algo revelado em um flagra do site Autocar Índia. Esta opção de 6 lugares seria mais refinada e cara, já que o console central traz equipamentos como carregador wireless para smartphones e um porta-objetos maior.

Hyundai Creta de 7 lugares

Por fora, o Alcazar será bem próximo do Creta, com leves alterações na lanterna traseira e no para-choque dianteiro, o suficiente para falar que é diferente. Mesmo assim manterá o visual polêmico com uma luz diurna em LED bem fina e os faróis mais abaixo. Espere também por rodas de desenho exclusivo e talvez mais alguns detalhes no acabamento interno.

Ao menos na Índia, o Creta de 7 lugares irá repetir as ofertas de motores da variante de 5 assentos. Ou seja, terá um 1.5 aspirado a gasolina de 115 cv e um 1.5 turbodiesel com os mesmos 115 cv. A versão mais cara adotará o 1.4 turbo de 140 cv. Em todos os casos, a transmissão pode ser a manual ou automática, sempre com 6 marchas e tração dianteira. No Brasil, o esperado é que chegue com o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm na versão mais básica, com o 1.4 turbo de 140 cv nas configurações acima.

O site Autocar Índia dá mais detalhes sobre os equipamentos esperados para o Alcazar, revelando que deve ter o pacote SmartSense, com controle de cruzeiro adaptatitvo, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego com assistência ativa, alerta de tráfego cruzado e mais.

Por enquanto, o Hyundai Alcazar está confirmado somente para a Índia, mas a marca o trata como um modelo global e deve desembarcar em outros países da Ásia ainda neste ano, como China. No caso do Brasil, ainda esperamos pelo lançamento do novo Creta, previsto para o último trimestre do ano e que já roda em testes. A fabricante poderia mexer na fábrica em Piracicaba (SP) para montar o modelo, já que usa a mesma plataforma e motores do Creta, dependendo apenas de ter capacidade produzida.

Projeção: KDesign

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com