O segmento de SUVs médios tem um líder, até então, absoluto. Apesar de registrar uma leve retração na comparação com o mesmo período do ano passado (-1%), o Compass foi ainda mais soberano no mês de fevereiro. Às vésperas de sua 1ª reestilização, o representante da Jeep emplacou 4.634 unidades e respondeu por quase 70% de tudo o que foi registrado no mês passado.
Vai ser interessante acompanhar essa disputa pelo topo com a chegada ao mercado de novatos como o Toyota Corolla Cross e o VW Taos, já que os atuais adversários não têm demonstrado fôlego para brigar mais diretamente contra o Compass – para se ter uma ideia, o Hyundai ix35 (308), adversário mais próximo pelo 2º mês seguido, emplacou 15 vezes menos.
Completando o pódio com queda de quase 26% em relação ao último ranking, o Caoa Chery Tiggo 8 foi o primeiro para 300 consumidores. Em alta assim como o ix35, o Hyundai Tucson (260) veio na sequência, sob ameaça concreta do Mitsubishi Outlander (245). Vale ressaltar, mais uma vez, que os números incluem a versão Sport (ASX reestilizado). 2º mais vendido há 12 meses, o VW Tiguan (182) foi o 6º, com retração superior a 80%.
Com a Ford agora só comercializando carros importados, o Territory (105) teve seu resultado mais fraco desde agosto passado (248), quando oficialmente começou a ser disponibilizado pelas concessionárias. Zerado no mês anterior, o Subaru XV (75) conquistou um lugar no top 10. Um dos destaques de 2020, o Chevrolet Equinox (15) só ficou à frente do JAC T60 (9) e do Subaru Outback (1).
Ranking dos SUVs médios mais vendidos em fevereiro
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | FEV/21 | JAN/21 | FEV/20 | % FEV 21 | % JAN 21 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 4634 | 5029 | 4684 | 69,63% | 69,46% | -7,85% | -1,07% |
2º | HYUNDAI IX35 | 308 | 299 | 269 | 4,63% | 4,13% | 3,01% | 14,50% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 300 | 404 | 0 | 4,51% | 5,58% | -25,74% | - |
4º | HYUNDAI TUCSON | 260 | 249 | 215 | 3,91% | 3,44% | 4,42% | 20,93% |
5º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 245 | 188 | 85 | 3,68% | 2,60% | 30,32% | 188,24% |
6º | VW TIGUAN | 182 | 136 | 932 | 2,73% | 1,88% | 33,82% | -80,47% |
7º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 160 | 179 | 178 | 2,40% | 2,47% | -10,61% | -10,11% |
8º | FORD TERRITORY | 105 | 168 | 0 | 1,58% | 2,32% | -37,50% | - |
9º | KIA SPORTAGE | 96 | 101 | 208 | 1,44% | 1,40% | -4,95% | -53,85% |
10º | SUBARU XV | 75 | 0 | 17 | 1,13% | 0,00% | - | 341,18% |
11º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 74 | 187 | 290 | 1,11% | 2,58% | -60,43% | -74,48% |
12º | TOYOTA RAV4 | 65 | 131 | 452 | 0,98% | 1,81% | -50,38% | -85,62% |
13º | SUBARU FORESTER | 63 | 23 | 6 | 0,95% | 0,32% | 173,91% | 950,00% |
14º | PEUGEOT 3008 | 46 | 58 | 128 | 0,69% | 0,80% | -20,69% | -64,06% |
15º | MITSUBISHI ASX | 17 | 33 | 180 | 0,26% | 0,46% | -48,48% | -90,56% |
16º | CHEVROLET EQUINOX | 15 | 43 | 367 | 0,23% | 0,59% | -65,12% | -95,91% |
17º | JAC T60 | 9 | 8 | 29 | 0,14% | 0,11% | 12,50% | -68,97% |
18º | SUBARU OUTBACK | 1 | 4 | 0 | 0,02% | 0,06% | -75,00% | - |
|
| 6655 | 7240 | 8040 | 100,00% | 100,00% | -8,08% | -17,23% |
Na faixa superior, o Toyota SW4 reestilizado cresceu quase 8% e ultrapassou os 71% de participação de mercado, com 846 emplacamentos. Vice-líder, o Mitsubishi Pajero, mesmo com alta de quase 48%, não conseguiu emplacar nem 25% do líder (204). Também crescendo (+9%), o Chevrolet Trailblazer (121) completou o pódio. Sem importação oficial, o Ford Explorer conquistou a preferência de 1 consumidor.
Ranking dos SUVs grande mais vendidos no Brasil
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | FEV/21 | JAN/21 | FEV/20 | % FEV 21 | % JAN 21 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 846 | 701 | 784 | 71,03% | 52,79% | 20,68% | 7,91% |
2º | MITSUBISHI PAJERO | 204 | 203 | 138 | 17,13% | 15,29% | 0,49% | 47,83% |
3º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 121 | 398 | 111 | 10,16% | 29,97% | -69,60% | 9,01% |
4º | KIA SORENTO | 9 | 15 | 16 | 0,76% | 1,13% | -40,00% | -43,75% |
5º | FORD EDGE | 5 | 4 | 10 | 0,42% | 0,30% | 25,00% | -50,00% |
6º | JAC T80 | 3 | 3 | 4 | 0,25% | 0,23% | 0,00% | -25,00% |
7º | JEEP WRANGLER | 2 | 4 | 25 | 0,17% | 0,30% | -50,00% | -92,00% |
8º | FORD EXPLORER | 1 | 0 | 0 | 0,08% | 0,00% | - | - |
|
| 1191 | 1328 | 1088 | 100,00% | 100,00% | -10,32% | 9,47% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.