O mercado dos aficionados por duas rodas continuou em crescimento durante os anos de 2019 e 2020, segundo os dados levantados pela Webmotors Autoinsights, e um modelo em específico foi o dono do pódio. Fabricada no Brasil entre 2004 e 2014, a CB 600F Hornet foi a motocicleta com maior audiência em todas as regiões do Brasil dentro da plataforma. 

Segundo o levantamento, a Honda também está entre a preferida dos brasileiros, com o modelo XRE 300 subindo da terceira para a segunda posição, invertendo com a Yamaha XT 660R. Ambas as marcas representam 68,5% da audiência total de motos de 2020. Já a BMW ocupou a terceira posição no ranking nacional nos dois anos, e foi líder na região Sudeste, onde está concentrada a maior parte da população, e também no Nordeste. Entretanto, caiu da terceira para a quarta posição nas demais regiões, ficando atrás da Harley-Davidson.

Honda XRE 300 Adventure

No quesito crescimento de audiência de 2019 para 2020, vale destacar a Triumph com 33,5%, seguida da Honda com 32%, a fabricante que mais emplacou motos em quatro das cinco regiões do país: a Honda Biz 125 ES crescer 45% no Sudeste; a Honda XRE 300 cresceu 119% no Norte; e a Honda CG 160 Titan EX cresceu 112% e 115% no Nordeste e no Centro-Oeste, respectivamente; no Sul, porém, Harley-Davidson Fat Boy foi a que teve maior crescimento em audiência, com mais de 67%.

Já entre os estilos com maior audiência na plataforma, o levantamento apontou as motos trail subindo da segunda para a primeira posição, invertendo o posto com a naked. Já as motos no estilo off-road foram as únicas que tiveram queda de audiência, com menos de 1,5%. Os modelos utilitários merecem seu destaque, com alta de 64% de 2019 para 2020.

Modelos mais visitados

  1. Honda CB 600F Hornet
  2. Yamaha XT 660R
  3. Honda XRE 300
  4. Yamaha XJ6 N
  5. Honda CB 300R
  6. Honda PCX
  7. BMW F 800 GS
  8. Honda Biz 125 ES
  9. Harley-Davidson Sports Iron 883
  10. Yamaha MT-03

Marcas mais visitados

  1. Honda
  2. Yamaha
  3. BMW
  4. Suzuki
  5. Harley-Davidson
  6. Kawasaki
  7. Triumph
  8. Ducati
  9. Dafra
  10. KTM

Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, comenta como o crescimento do interesse pelas motos utilitárias mostra o comportamento dos consumidores como um reflexo da pandemia de Covid-19. "Esse estilo é muito buscado pelas pessoas que utilizam as motos no trabalho. Entre os carros, nosso levantamento também registrou alta expressiva no interesse por picapes e vans/utilitários, comprovando interesse em veículos que podem ser usados como alternativa de renda para as pessoas", concluiu.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com