Apesar de todas as fabricantes estarem se afastando do segmento dos subcompactos na Europa, a Toyota decidiu ir na contramão e confirmou que fará uma nova geração do Aygo, seu hatch do segmento A que é vendido apenas no Velho Continente. Servirá como porta de entrada para a marca e usará a plataforma modular TNGA-B do novo Yaris, entregando "benefícios estabelecidos na dirigibilidade, conforto, segurança e design."

Apesar de ser uma nova geração para o Aygo, a Toyota não menciona o nome do carro, dando a entender que ele pode ser alterado. A fabricante afirma que o seu novo subcompacto terá um motor a combustão para "ajudar a mantê-lo acessível aos consumidores", outra coisa curiosa, já que as marcas rivais estão transformando seus veículos neste segmento em modelos elétricos, como o Fiat 500 e Volkswagen e-Up!. Há rumores de que uma versão com baterias estaria em desenvolvimento, mas ainda não há nada oficial.

O modelo de entrada da Toyota fará companhia ao novo Yaris entre as opções mais baratas da empresa. O Yaris recebeu o título de Carro do Ano 2021 na Europa nos últimos dias e a fabricante está trabalhando no Yaris Cross, versão SUV, para este ano. Combinados, os três modelos com platafroma TNGA-B devem gerar um volume de produção de mais de 500 mil unidades por ano, criando uma economia em escala e ajudando o subcompacto do segmento A a ser um modelo acessível.

Galeria: Toyota TNGA-B

As primeiras fotos do protótipo do novo Aygo mostram que o carro manterá o seu formato hatchback. Havia rumores de que o veículo poderia ter uma mudança leve na carroceria para deixá-lo mais parecido com um monovolume, mas não parece ser o caso. As unidades de testes parecem mais largas do que o modelo atual.

A Toyota não deu qualquer detalhe sobre quando iremos ver o carro, mas, considerando que os protótipos flagrados já estão usando a carroceria de produção, supomos que a apresentação deve acontecer entre o final deste ano e começo de 2022.

Galeria: Toyota Aygo - Novos flagras

O Toyota Aygo, ou seja lá qual for o nome final do novo modelo, seguirá como uma opção somente para a Europa. Em outros mercados, a marca está se afastando um pouco deste segmento, como é o caso do Etios, que nasceu na Índia mas já encerrou sua produção por lá e agora dá adeus ao Brasil - embora continue em produção para ser exportado para a Argentina e o restante da América Latina.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com