Depois de apresentar ao público as novas gerações de Logan e Sandero, a Dacia se prepara para revelar em breve a renovação da perua Logan MCV. Até então dada como morta, a station contrariou rumores e provou em flagra recente que seguirá firme e forte como opção de proposta mais familiar da gama de compactos da marca romena.

O visual seguirá as diretrizes dos irmãos, mas a carroceria terá jeitão de minivan e soluções únicas de aproveitamento de espaço, como mostra a projeção elaborada pelo site Motor.es. A dianteira será basicamente a mesma dos irmãos e terá elementos emprestados do Sandero Stepway (para-choque mais robusto, grade exclusiva e capô com vincos mais evidentes).

Galeria: Dacia Logan MCV 2022 - Flagra

Já a traseira será reta e equipada com enormes lanternas verticais, bem ao estilo das peruas e SUVs da Volvo. Laterais, por sua vez, prometem chamar atenção pelo teto alto (elevado em alguns centímetros em relação ao Logan sedã) e pelo tamanho das portas traseiras (grandes e pensadas para facilitar o acesso dos ocupantes à cabine).

Falando em ocupantes, o porte geral da carroceria levanta especulações sobre a oferta de espaço suficiente para acomodar até 7 passageiros, dispostos em 3 fileiras de assentos (exatamente como na 1ª geração da MCV). Com essa configuração, a station poderá eventualmente substituir a minivan Lodgy, como apontavam rumores.

Dacia Logan MCV Stepway
Logan MCV Stepway de 2ª geração

Mecanicamente, a plataforma CMF-B será a mesma do Logan e do Sandero, mas com distância entre-eixos alongada. A gama de motores também não deve mudar, com destaque para os propulsores 0.9 TCe de 90 cv e 1.0 TCe de 100 cv (ambos com 3 cilindros e turbo). Pelo porte superior, o 1.3 turbo também poderá ser ofertado para dar conta de carregar os 7 passageiros e a bagagem. O câmbio poderá ser manual ou automático CVT.

A estreia é aguardada para 2022, com foco nos principais mercados da Dacia na Europa. Ao contrário do Logan e do Sandero (que terão nomes e visual exclusivos), não há previsão de lançamento da perua com o logo da Renault.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com