Não é novidade que a Ford irá desenvolver novos carros elétricos sobre a plataforma MEB da Volkswagen. Ainda não sabemos muito sobre eles, mas o site Automobilwoche apurou que o primeiro carro elétrico compacto da marca do oval azul será produzido na fábrica de Colônia, na Alemanha, a partir de 2024.  

Segundo a matéria do site alemão, a Ford anunciará com detalhes esta e outras medidas para acelerar a eletrificação em um evento na próxima semana. O que era especulado há meses (a produção do modelo na Alemanha), será confirmado de forma oficial e nesse movimento, a produção local do Ford Fiesta será encerrada para dar lugar ao futuro compacto elétrico. 

"A questão está decidida, o carro elétrico baseado no MEB (Kit de construção Modular E-Drive) da Volkswagen está chegando a Colônia", disse uma pessoa próxima à Ford 

Plataforma Volkswagen MEB

O próximo carro elétrico da Ford ainda não teve o formato revelado. No entanto, o mais provável é que seja um hatchback do tamanho do Focus para competir com o Volkswagen ID.3 ou ainda um SUV compacto com porte inferior ao Mustang Mach-E. Com o anúncio da próxima semana devemos ter mais detalhes sobre isso. 

Já o Ford Fiesta, que teve já teve a produção encerrada em mercados como o Brasil, ainda não tem destino certo após ceder a linha de produção para o novo carro elétrico da marca. Especula-se que a linha produtiva do compacto seja alocada em alguma outra fábrica europeia da Ford, na própria Alemanha, Romênia ou Espanha.

Fonte: automobilwoche

Galeria: Ford Mustang Mach-E (2021) - avaliação