O canal norte-americano Hagerty tem publicado uma série na qual o designer Chip Foose, um dos customizadores mais conhecidos e premiados do mundo, faz sua releitura de alguns clássicos automotivos. Depois do DeLorean, Foose agora mostra sua versão de um modelo bem conhecido dos brasileiros, o Toyota FJ40 Land Cruiser, o famoso Bandeirante em nosso mercado. 

O jipe japonês é um ícone, com sua produção começando em 1951 e seguindo por décadas, sendo um dos nomes há mais tempo produzidos no mundo - o Land Cruiser ainda é um modelo da linha atual da Toyota, um SUV. Foose até cita a produção no Brasil, que durou até 2001 em São Bernardo do Campo (SP), e a possibilidade de comprar peças nas concessionárias nos Estados Unidos. Originalmente, foi uma versão japonesa do Jeep Willys, produzido para ter as mesmas capacidades do modelo americano. 

Galeria: Toyota FJ40 Land Cruiser 1972

Respeitando o estilo original do jipe, Foose fez apenas algumas leves mudanças estéticas. Depois de desenhar as linhas básicas, ele surpreendeu com apenas pequenos detalhes para as modificações. Isso envolveu mudanças nos faróis, para-lamas e novos retrovisores redondos, além de novos logos na dianteira e um novo para-lama traseiro - segundo ele, algo que fazia falta no design original e que o faz parecer ter sido desenhado por duas pessoas diferentes. 

Com seu talento, o resultado final foi um Toyota Bandeirante sem perder a identidade. Foi algo mais legal do que normalmente alguns designers fazem ao tentar atualizar um clássico, se mantendo bastante fiel ao original com leves mudanças em algumas peças - uma boa ideia para quem quiser customizar um Bandeirante por aqui. 

Chip Foose é um dos customizadores mais conhecidos e premiados do mundo. Ganhou fama global ao ser a estrela do programa Overhaulin', onde ele dava seu toque em diversos modelos, principalmente muscle cars. Nenhum Land Cruiser foi feito pelo programa, mas seria interessante ver isso no mundo real. E Chip deu a dica de ouro: "Mantenha-o extremamente simples e se divirta". 

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com