Nissan Qashqai lidera entre os SUVS, enquanto Toyota Corolla alcança o top 5

Num 2020 em que todas as montadoras presentes no top 20 registraram quedas acima dos 19%, o mercado espanhol amargou uma queda de 32,3% nas vendas de veículos novos. De acordo com a Anfac, entidade responsável pelos números oficiais, as 851.211 unidades registradas no ano passado representaram o pior desempenho desde 2013 (723.936).

A disputa pela liderança entre as marcas, aliás, foi das mais acirradas dos últimos tempos, com a Seat (68.721), 1ª, separada da Peugeot (65.697), 3ª, por aproximadamente 3 mil unidades – entre as duas, a Volkswagen emplacou 66.817 unidades. Em 9º, a Mercedes (42.374) foi mais uma vez a preferida entre as premium.

Galeria: Dacia Sandero 2020

Mas foi da disputa entre os modelos que veio o grande destaque do ano. Preferido dos espanhóis entre 2017 e 2019 e líder no acumulado até novembro, o Leon (23.582) perdeu a posição de honra para o Dacia Sandero (24.035). A última vez que um modelo não produzido pela Seat havia sido o nº 1 no país foi o Ford Focus, em 2008.

2017 Nissan Qashqai
Toyota Corolla Hatchback Hybrid

Completando o pódio, o Nissan Qashqai (19.818) foi o líder entre os SUVs / crossovers. Impulsionado pela variante híbrida, o Toyota Corolla (15.478) encerrou o ano na 5ª posição, não tão distante do Renault Clio (17.816). Um dos destaques negativo de 2020, vale ressaltar, foi a Seat. Além de perder a liderança entre os modelos, viu o Ibiza despencar da 5ª para a 24ª colocação.

POS. 

MODELO 

2020 

% MERCADO 2020 

2019 

% MERCADO 2019 

% VAR. 2020/2019 

 

DACIA SANDERO 

24.035 

2,8% 

33.880 

2,7% 

-29,06% 

 

SEAT LEON 

23.582 

2,8% 

35.847 

2,8% 

-34,21% 

 

NISSAN QASHQAI 

19.818 

2,3% 

30.156 

2,4% 

-34,28% 

 

RENAULT CLIO 

17.816 

2,1% 

25.538 

2,0% 

-30,24% 

 

TOYOTA COROLLA 

15.478 

1,8% 

15.713 

1,2% 

-1,50% 

 

SEAT ARONA 

15.365 

1,8% 

25.128 

2,0% 

-38,85% 

 

PEUGEOT 2008 

15.225 

1,8% 

20.258 

1,6% 

-24,84% 

 

PEUGEOT 3008 

14.651 

1,7% 

23.308 

1,9% 

-37,14% 

 

RENAULT CAPTUR 

14.196 

1,7% 

19.033 

1,5% 

-25,41% 

10º 

SEAT ATECA 

14.139 

1,7% 

17.487 

1,4% 

-19,15% 

11º 

HYUNDAI KONA 

14.117 

1,7% 

14.423 

1,1% 

-2,12% 

12º 

VW GOLF 

13.421 

1,6% 

24.329 

1,9% 

-44,84% 

13º 

PEUGEOT 308 

13.124 

1,5% 

18.221 

1,4% 

-27,97% 

14º 

VW T-ROC 

12.978 

1,5% 

15.755 

1,3% 

-17,63% 

15º 

CITROËN C3 

12.948 

1,5% 

21.646 

1,7% 

-40,18% 

16º 

PEUGEOT 208 

12.839 

1,5% 

21.203 

1,7% 

-39,45% 

17º 

TOYOTA C-HR 

12.789 

1,5% 

15.713 

1,2% 

-18,61% 

18º 

RENAULT MÉGANE 

12.780 

1,5% 

25.403 

2,0% 

-49,69% 

19º 

FORD FOCUS  

12.755 

1,5% 

17.113 

1,4% 

-25,47% 

20º 

HYUNDAI TUCSON 

12.746 

1,5% 

17.940 

1,4% 

-28,95% 

POS. 

MARCA 

2020 

% MERCADO 2020 

2019 

% MERCADO 2019 

% VAR. 2020/2019 

 

SEAT 

68.721 

8,1% 

111.982 

8,9% 

-38,6% 

 

VOLKSWAGEN 

66.817 

7,8% 

94.328 

7,5% 

-29,2% 

 

PEUGEOT 

65.697 

7,7% 

97.939 

7,8% 

-32,9% 

 

TOYOTA 

57.580 

6,8% 

71.697 

5,7% 

-19,7% 

 

RENAULT 

56.138 

6,6% 

86.419 

6,9% 

-35,0% 

 

KIA 

47.624 

5,6% 

59.523 

4,7% 

-20,0% 

 

HYUNDAI 

45.505 

5,3% 

62.766 

5,0% 

-27,5% 

 

CITROËN 

43.818 

5,1% 

67.151 

5,3% 

-34,7% 

 

MERCEDES-BENZ 

42.374 

5,0% 

53.719 

4,3% 

-21,1% 

10º 

DACIA 

39.395 

4,6% 

55.689 

4,4% 

-29,3% 

11º 

AUDI 

37.287 

4,4% 

51.114 

4,1% 

-27,1% 

12º 

BMW 

35.229 

4,1% 

46.887 

3,7% 

-24,9% 

13º 

FORD 

34.776 

4,1% 

57.169 

4,5% 

-39,2% 

14º 

NISSAN 

34.761 

4,1% 

51.557 

4,1% 

-32,6% 

15º 

OPEL 

30.224 

3,6% 

69.103 

5,5% 

-56,3% 

16º 

FIAT 

28.516 

3,4% 

47.115 

3,7% 

-39,5% 

17º 

SKODA 

22.667 

2,7% 

29.388 

2,3% 

-22,9% 

18º 

VOLVO 

14.325 

1,7% 

16.606 

1,3% 

-13,7% 

19º 

MAZDA 

14.253 

1,7% 

23.160 

1,8% 

-38,5% 

20º 

JEEP 

10.802 

1,3% 

18.545 

1,5% 

-41,8% 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

 

TOTAL 

851.211 

100,0% 

1.258.251 

100,0% 

-32,3% 

Ouça nosso podcast:

 

Fontes: Anfac / Motorpassion / Best Selling Cars Blog