Num 2020 em que todas as montadoras presentes no top 20 registraram quedas acima dos 19%, o mercado espanhol amargou uma queda de 32,3% nas vendas de veículos novos. De acordo com a Anfac, entidade responsável pelos números oficiais, as 851.211 unidades registradas no ano passado representaram o pior desempenho desde 2013 (723.936).
A disputa pela liderança entre as marcas, aliás, foi das mais acirradas dos últimos tempos, com a Seat (68.721), 1ª, separada da Peugeot (65.697), 3ª, por aproximadamente 3 mil unidades – entre as duas, a Volkswagen emplacou 66.817 unidades. Em 9º, a Mercedes (42.374) foi mais uma vez a preferida entre as premium.
Galeria: Dacia Sandero 2020
Mas foi da disputa entre os modelos que veio o grande destaque do ano. Preferido dos espanhóis entre 2017 e 2019 e líder no acumulado até novembro, o Leon (23.582) perdeu a posição de honra para o Dacia Sandero (24.035). A última vez que um modelo não produzido pela Seat havia sido o nº 1 no país foi o Ford Focus, em 2008.
Completando o pódio, o Nissan Qashqai (19.818) foi o líder entre os SUVs / crossovers. Impulsionado pela variante híbrida, o Toyota Corolla (15.478) encerrou o ano na 5ª posição, não tão distante do Renault Clio (17.816). Um dos destaques negativo de 2020, vale ressaltar, foi a Seat. Além de perder a liderança entre os modelos, viu o Ibiza despencar da 5ª para a 24ª colocação.
POS. | MODELO | 2020 | % MERCADO 2020 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 |
1º | DACIA SANDERO | 24.035 | 2,8% | 33.880 | 2,7% | -29,06% |
2º | SEAT LEON | 23.582 | 2,8% | 35.847 | 2,8% | -34,21% |
3º | NISSAN QASHQAI | 19.818 | 2,3% | 30.156 | 2,4% | -34,28% |
4º | RENAULT CLIO | 17.816 | 2,1% | 25.538 | 2,0% | -30,24% |
5º | TOYOTA COROLLA | 15.478 | 1,8% | 15.713 | 1,2% | -1,50% |
6º | SEAT ARONA | 15.365 | 1,8% | 25.128 | 2,0% | -38,85% |
7º | PEUGEOT 2008 | 15.225 | 1,8% | 20.258 | 1,6% | -24,84% |
8º | PEUGEOT 3008 | 14.651 | 1,7% | 23.308 | 1,9% | -37,14% |
9º | RENAULT CAPTUR | 14.196 | 1,7% | 19.033 | 1,5% | -25,41% |
10º | SEAT ATECA | 14.139 | 1,7% | 17.487 | 1,4% | -19,15% |
11º | HYUNDAI KONA | 14.117 | 1,7% | 14.423 | 1,1% | -2,12% |
12º | VW GOLF | 13.421 | 1,6% | 24.329 | 1,9% | -44,84% |
13º | PEUGEOT 308 | 13.124 | 1,5% | 18.221 | 1,4% | -27,97% |
14º | VW T-ROC | 12.978 | 1,5% | 15.755 | 1,3% | -17,63% |
15º | CITROËN C3 | 12.948 | 1,5% | 21.646 | 1,7% | -40,18% |
16º | PEUGEOT 208 | 12.839 | 1,5% | 21.203 | 1,7% | -39,45% |
17º | TOYOTA C-HR | 12.789 | 1,5% | 15.713 | 1,2% | -18,61% |
18º | RENAULT MÉGANE | 12.780 | 1,5% | 25.403 | 2,0% | -49,69% |
19º | FORD FOCUS | 12.755 | 1,5% | 17.113 | 1,4% | -25,47% |
20º | HYUNDAI TUCSON | 12.746 | 1,5% | 17.940 | 1,4% | -28,95% |
POS. | MARCA | 2020 | % MERCADO 2020 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 |
1º | SEAT | 68.721 | 8,1% | 111.982 | 8,9% | -38,6% |
2º | VOLKSWAGEN | 66.817 | 7,8% | 94.328 | 7,5% | -29,2% |
3º | PEUGEOT | 65.697 | 7,7% | 97.939 | 7,8% | -32,9% |
4º | TOYOTA | 57.580 | 6,8% | 71.697 | 5,7% | -19,7% |
5º | RENAULT | 56.138 | 6,6% | 86.419 | 6,9% | -35,0% |
6º | KIA | 47.624 | 5,6% | 59.523 | 4,7% | -20,0% |
7º | HYUNDAI | 45.505 | 5,3% | 62.766 | 5,0% | -27,5% |
8º | CITROËN | 43.818 | 5,1% | 67.151 | 5,3% | -34,7% |
9º | MERCEDES-BENZ | 42.374 | 5,0% | 53.719 | 4,3% | -21,1% |
10º | DACIA | 39.395 | 4,6% | 55.689 | 4,4% | -29,3% |
11º | AUDI | 37.287 | 4,4% | 51.114 | 4,1% | -27,1% |
12º | BMW | 35.229 | 4,1% | 46.887 | 3,7% | -24,9% |
13º | FORD | 34.776 | 4,1% | 57.169 | 4,5% | -39,2% |
14º | NISSAN | 34.761 | 4,1% | 51.557 | 4,1% | -32,6% |
15º | OPEL | 30.224 | 3,6% | 69.103 | 5,5% | -56,3% |
16º | FIAT | 28.516 | 3,4% | 47.115 | 3,7% | -39,5% |
17º | SKODA | 22.667 | 2,7% | 29.388 | 2,3% | -22,9% |
18º | VOLVO | 14.325 | 1,7% | 16.606 | 1,3% | -13,7% |
19º | MAZDA | 14.253 | 1,7% | 23.160 | 1,8% | -38,5% |
20º | JEEP | 10.802 | 1,3% | 18.545 | 1,5% | -41,8% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL | 851.211 | 100,0% | 1.258.251 | 100,0% | -32,3% |
Ouça nosso podcast:
Fontes: Anfac / Motorpassion / Best Selling Cars Blog