Há um ano, um documento interno mostrou a potência de todas as versões esportivas do Volkswagen Golf e, desde então, a marca apresentou cada um dos carros com exatamente o mesmo desempenho. Bom, quase todos, pois curiosamente, o Golf R foi revelado com uma potência abaixo da prevista, com 320 cv ao invés dos 333 cv do documento. Parece que há uma razão para isso, pois o manual do carro revela uma variante mais potente.

O canal no YouTube volkswizard teve a oportunidade de testar o Golf GTI e fez algo que muitas pessoas nem pensaram em fazer, abrindo o manual. No final do documento, há uma seção com os motores disponívels para o novo Golf e nela está uma versão com 245 kW (333 cv) e 420 nm (42,8 kgfm), exatamente o número que havia vazado no ano passado. E é o mesmo desempenho do Tiguan R.

external_image

Isso é interessante pois aparece logo abaixo do Golf R que está nas lojas, com 235 kW (320 cv), mas com os mesmos 42,8 kgfm de torque. O que muda é o código do motor, marcado como "DNFG" no carro vendido atualmente, enquanto o mais potente é "DNFF". Isso indica que a marca pretende oferecer uma variante mais potente, que deve ser o Golf R Plus dos rumores.

Galeria: Volkswagen Golf R 2022

A Volkswagen tem brincado com a ideia de fazer um Golf R ainda mais potente há tempos, quando mostrou o conceito R400 no Salão de Pequim 2014. A versão de produção deveria ter sido lançada no final da vida da geração passada e dizia-se até que teria uma outra variante chamada R420. Só que isso não aconteceu. Para a geração atual, apareceram especulações de que a VW tentou pegar o motor 2.5 turbo de cinco cilindros da Audi, mas a marca de luxo teria se negado a compartilhar o propulsor.

O Golf R Plus ainda pode acontecer, mas com os 333 cv adiantados anteriormente, mantendo o torque de 42,8 kgfm. Pode não ser os 400 cv do R400, mas ainda é um número de respeito e que faria com que seja o Golf de produção mais potente já produzido. Há chances de que seja uma edição especial. Não saberemos a resposta tão cedo, já que o Golf R acabou de ser lançado na Europa.

É uma pena que as chances de ver o Volkswagen Golf R oficialmente no Brasil são praticamente nulas. Durante o lançamento da reestilização da geração anterior do hatchback, os executivos da empresa disseram que o segmento se tornaria algo de nicho, como uma vitrine das tecnologias da fabricante. E tudo indica que só veremos o carro por aqui na variante híbrida plug-in GTE e, talvez, na esportiva GTI.

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com