SUV está sendo desenvolvido no Brasil e deve aparecer por aqui primeiro, com novo motor 1.3 turbo e 2.0 diesel atualizado

Um dos grandes lançamentos da Jeep para o Brasil neste ano será o seu modelo de 7 lugares, posicionado acima do Compass e que já foi confirmado pela empresa para o 2º semestre. No entanto, algumas fontes indicam que este carro pode aparecer primeiro do outro lado do mundo, pois o site Autocar India afirma que a apresentação está prevista para a metade do ano por lá. No nosso mercado, a única certeza é que seu lançamento será depois da reestilização do Compass.

A Jeep ainda esconde muitos detalhes sobre o SUV de 7 lugares. Sabemos que ele terá uma identidade própria, ao invés de ser um “Grand Compass” como alguns especulavam, tendo um design próprio e até nome diferente. Ele vai usar uma versão modificada da plataforma Small-Wide 4x4, com “uma solução que temos na Europa”, como explicou uma fonte ao conversar com Motor1.com sobre o veículo.

Galeria: Jeep de 7 lugares - Flagras na Europa

Estas alterações serão feitas para aumentar o entre-eixos e, consequentemente, o espaço interno, permitindo colocar a terceira fileira de bancos. Os flagras do carro ainda mostram o protótipo com uma camuflagem pesada, o que impede ver detalhes, mas espere por portas traseiras alongadas e com um ângulo de abertura maior, para ajudar no acesso. A segunda fileira de assentos também deve contar com um sistema corrediço. Para não perder espaço no porta-malas, o balanço traseiro aparenta ter sido esticado.

Enquanto o design e nome do carro ainda são um mistério, já estamos ouvindo bastante sobre a motorização. A Jeep já confirmou que será vendido somente motores turbo. Ou seja, não veremos o 2.0 aspirado de 166 cv e 20,5 kgfm que equipa o Compass atualmente, sendo substituído pelo novo 1.3 turboflex, cuja potência deve ficar por volta de 180 cv e que fará sua estreia na linha da marca ainda no 1º semestre, no Renegade.

Continuará a ter uma opção diesel, com o 2.0 Multijet que já equipa o Compass. No entanto, o Autocar India afirma que passará por uma modificação, de forma que a sua potência suba dos 170 cv para algo em torno de 200 cv, enquanto não há informações sobre como isso afetará o torque, que atualmente é de 35,7 kgfm.

Jeep de 7 lugares - Teaser

Quando confirmou que trabalha em um SUV de 7 lugares, a Jeep foi bem ousada e disse que será o SUV mais tecnológico produzido na América Latina. Espere por tecnologias que estarão no Compass reestilizado, como o painel de instrumentos digital de 10,25” e a central multimídia flutuante de 10,1” equipada com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A marca também começará a oferecer conexão 4G Wi-Fi em seus veículos, em parceria com a Tim.

E quando veremos o Jeep de 7 lugares no Brasil? Ao contrário do que aconteceu com o Compass renovado, que já estreou na China e Índia, este modelo está sendo desenvolvido aqui no Brasil, então faz sentido que seja apresentado aqui primeiro. Oficialmente, a empresa fala somente que será no 2º semestre e uma apresentação da empresa na Argentina revelou que será mostrado por lá no último trimestre. Esperamos então por uma apresentação global no nosso país, chegando à Índia pouco depois.