page ad skin

Chevrolet é principal alvo de migração dos clientes da Ford, diz estudo

Pesquisa mostra que 24% dos donos de carros da Ford substituíram seus modelos usados por um da Chevrolet

Ford Ka e EcoSport abre

Uma das grandes discussões sobre o futuro do mercado automotivo com o fechamento das fábricas da Ford e o reposicionamento da marca com modelos mais caros e importados é quem irá se aproveitar desta situação. De acordo com o estudo Performance Veículos Usados 2020 (PVU), feito pela consultoria MegaDealer em parceria com a plataforma Auto Avaliar, será a Chevrolet que deve atrair a maior quantidade de ex-donos de carros da Ford.

O levantamento indica que, ao longo de 2020, 24% dos carros usados da Ford foram trocados por um da Chevrolet. Em seguida vem a Hyundai com 15%, Fiat com 14% e Volkswagen com 13%. As demais fabricantes ficaram com porcentagens abaixo de 10%. Embora o cenário do ano passado seja diferente, já que a Ford ainda não havia anunciado o fechamento das fábricas brasileiras, é um indicativo do que deve acontecer ao longo de 2021.

Galeria: Ford Ka FreeStyle 1.0

"Existe a expectativa de desvalorização dos veículos da Ford que vão deixar de ser fabricados no Brasil; acredito que vai chegar um momento em que vai estabilizar num curto espaço de tempo, mas parece que vai ter sim essa desvalorização", explica Fabio Brava, diretor da MegaDealer Brasil, que afirma que as marcas irão disputar para conseguir os 7% de participação da Ford no mercado.

A corrida dos clientes para substituir seus modelos da marca norte-americana por outra já teria começado. A MegaDealer indica que, no dia 11 de janeiro, apenas 1 carro a cada 100 usados que entravam nas concessionárias era da Ford. Após o anúncio do fechamento esta proporção subiu para 5 veículos da Ford a cada 100 unidades. Para levantar estes números, a MegaDealer usou mais de 1.700.000 dados de transações feitas pela Auto Avaliar ao longo de 2020.

external_image

Este estudo mostra até mesmo a troca feita por clientes do EcoSport e Ka, revelando que 20% tinha o SUV compacto da Ford substituiu por um carro da Chevrolet, 16% por um modelo da Hyundai e 14% da Fiat – algo curioso, já que a Fiat ainda não tem um modelo neste segmento, pois o crossover derivado do Argo só fará sua estreia neste ano. No caso do Ka, 24% dos proprietários decidiram comprar um carro da Chevrolet, 18% da Volkswagen, 15% da Hyundai e 15% da Fiat.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários