O segmento de sedãs premium manteve trajetória de baixa pelo 3º ano consecutivo. De acordo com os números oficiais da Fenabrave e da Abeifa, foram emplacadas 12.470 unidades em 2020, 13,05% a menos do que em 2019 – uma retração de menos da metade da registrada pelo mercado como um todo no período (-26,62%)
Preferido entre os modelos médios pelo 2º ano seguido, desta vez o BMW Série 3 sobrou. Com 5.170 emplacamentos, mais do que o dobro do vice-líder e quase 40% a mais do que em 2019, o carro-chefe da marca bávara registrou um incremento superior a 15 pontos percentuais em sua participação de mercado (43,89%). Em 2019, vale ressaltar, a vantagem do Série 3 sobre o rival mais próximo havia sido de apenas 135 unidades.
Nº 1 entre 2015 e 2018, o Mercedes Classe C (2.164) perdeu praticamente 40% de seus compradores – a nova geração, a ser lançada nos próximos meses, possivelmente chegará ao Brasil até o final de 2021 e só deve voltar a ser efetivamente competitiva para disputar a liderança a partir de 2022. Também com forte queda, o Audi A3 (1.866) novamente completou o pódio.
Modelo que prometia brigar mais forte entre os líderes, o Mercedes Classe A Sedan (1.120) cresceu mais de 50% no período, mas ainda ficou longe de ameaçar os 3 primeiros colocados – o top 4, aliás, foi exatamente o mesmo do ano anterior. Além do Série 3, o outro grande destaque de 2020 foi o Volvo S60 (792) – lanterna do segmento em 2018 -, com mais do que o dobro das vendas do último ranking.
Com apenas 176 emplacamentos, o Audi A4 foi batido pelo irmão A5 (235) pelo 2º ano seguido, ambos com quedas superiores a 65%, e por pouco também não foi superado pelo Mercedes CLA (160), que amargou queda ainda maior (-69%). Único estreante, o BMW Série 2 Gran Coupé (70) só não foi o lanterna porque o Jaguar XE (26) manteve a posição que já havia ocupado em 2019.
Após 3 anos seguidos no topo entre os modelos mais sofisticados e mesmo com o reforço da versão híbrida 530E, o BMW Série 5 (109) recuou mais de 76% e perdeu a posição de honra para o Porsche Panamera (127), líder pela 1ª vez. Em 6º no ranking anterior, o Volvo S90 (96) venceu por apenas 1 unidades o Mercedes Classe E (95) e assegurou seu 1º pódio anual.
Nenhum modelo, no entanto, cresceu tanto quanto o Série 7: com 78 unidades, a maior parte da versão híbrida 745Le, o sedã top de linha da BMW saltou da 8ª para a 5ª posição graças a um avanço de quase 130%. Com nova geração nas lojas, o Audi A6 (65) foi o 6º.
Com 13 unidades, o Jaguar XF voltou a aparecer entre os 10 primeiros colocados. Modelo com potencial para figurar entre os líderes ao longo de 2021, o recém-lançado Porsche Taycan foi o preferido por 4 consumidores.
Ausente em 2019, a Rolls-Royce emplacou um único Phantom no ano passado, assim como o Maserati Ghibli.
EM DEZEMBRO
Entre os sedãs médios, o BMW Série 3 encerrou o último mês de 2020 com 628 emplacamentos, seu melhor resultado desde as 660 unidades de outubro de 2019. Com promoções realizadas pelas concessionárias, o vice-líder Mercedes Classe C (379) não tinha um desempenho tão bom há exatos 2 anos (388). Pódio nos últimos 5 meses, o Audi A3 (118) desta vez ficou de fora.
O responsável por isso foi o Volvo S60 (150), que teve o seu melhor momento comercial desde novembro de 2011 (188). Com versão reestilizada nas concessionárias, o Audi A4 (51) teve seu mês mais forte em 2020 e foi o 5º, à frente do Mercedes Classe A (43) que perdeu quase ¾ das vendas do ano anterior. Com 18 unidades, o BMW Série 2 Gran Coupé registrou seu novo recorde.
Entre os modelos maiores, a BMW conseguiu uma inédita dobradinha, com Série 5 (18) – que há um ano havia emplacado 44 unidades - à frente do Série 7 (15), que jamais havia vendido tanto. Preferido em novembro, o Volvo S90 emplacou as mesmas 15 unidades do top de linha da marca alemã. Vice-líder no mês anterior, o Porsche Panamera (5) ficou fora do top 5.
Veja os rankings abaixo:
Sedãs Médios Premium |
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POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 5170 | 43,89% | 3700 | 28,49% | 39,73% | 1º |
2º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 2164 | 18,37% | 3565 | 27,45% | -39,30% | 2º |
3º | AUDI A3 SEDAN | 1866 | 15,84% | 2701 | 20,80% | -30,91% | 3º |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN | 1120 | 9,51% | 740 | 5,70% | 51,35% | 4º |
5º | VOLVO S60 | 792 | 6,72% | 373 | 2,87% | 112,33% | 8º |
6º | AUDI A5 | 235 | 2,00% | 673 | 5,18% | -65,08% | 5º |
7º | AUDI A4 | 176 | 1,49% | 552 | 4,25% | -68,12% | 6º |
8º | MERCEDES-BENZ CLA | 160 | 1,36% | 517 | 3,98% | -69,05% | 7º |
9º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 70 | 0,59% | 0 | 0,00% | - | - |
10º | JAGUAR XE | 26 | 0,22% | 164 | 1,26% | -84,15% | 9º |
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| 11779 | 100,00% | 12985 | 100,00% | -9,29% |
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Sedãs Grandes Premium |
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POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | PORSCHE PANAMERA | 127 | 18,38% | 186 | 15,56% | -31,72% | 2º |
2º | BMW SÉRIE 5 | 109 | 15,77% | 448 | 37,49% | -75,67% | 1º |
3º | VOLVO S90 | 96 | 13,89% | 59 | 4,94% | 62,71% | 6º |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 95 | 13,75% | 165 | 13,81% | -42,42% | 3º |
5º | BMW SÉRIE 7 | 78 | 11,29% | 34 | 2,85% | 129,41% | 8º |
6º | AUDI A6 | 65 | 9,41% | 37 | 3,10% | 75,68% | 7º |
7º | LEXUS ES | 42 | 6,08% | 141 | 11,80% | -70,21% | 4º |
8º | MERCEDES-BENZ CLS | 26 | 3,76% | 67 | 5,61% | -61,19% | 5º |
9º | AUDI A7 | 21 | 3,04% | 23 | 1,92% | -8,70% | 9º |
10º | JAGUAR XF | 13 | 1,88% | 7 | 0,59% | 85,71% | 12º |
11º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 7 | 1,01% | 18 | 1,51% | -61,11% | 10º |
12º | JAGUAR XJ | 6 | 0,87% | 8 | 0,67% | -25,00% | 11º |
13º | PORSCHE TAYCAN | 4 | 0,58% | 0 | 0,00% | - | - |
14º | MASERATI GHIBLI | 1 | 0,14% | 2 | 0,17% | -50,00% | 14º |
15º | ROLLS-ROYCE PHANTOM | 1 | 0,14% | 0 | 0,00% | - | - |
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| 691 | 100,00% | 1195 | 100,00% | -42,18% |
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Sedãs Médios Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/20 | NOV/20 | DEZ/19 | % DEZ 20 | % NOV 20 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 628 | 538 | 517 | 45,08% | 46,22% | 16,73% | 21,47% |
2º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 379 | 203 | 351 | 27,21% | 17,44% | 86,70% | 7,98% |
3º | VOLVO S60 | 150 | 126 | 144 | 10,77% | 10,82% | 19,05% | 4,17% |
4º | AUDI A3 SEDAN | 118 | 193 | 200 | 8,47% | 16,58% | -38,86% | -41,00% |
5º | AUDI A4 | 51 | 14 | 53 | 3,66% | 1,20% | 264,29% | -3,77% |
6º | MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN | 43 | 73 | 165 | 3,09% | 6,27% | -41,10% | -73,94% |
7º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 18 | 10 | 0 | 1,29% | 0,86% | 80,00% | - |
8º | MERCEDES-BENZ CLA | 3 | 4 | 14 | 0,22% | 0,34% | -25,00% | -78,57% |
9º | AUDI A5 | 2 | 2 | 113 | 0,14% | 0,17% | 0,00% | -98,23% |
10º | JAGUAR XE | 1 | 1 | 6 | 0,07% | 0,09% | 0,00% | -83,33% |
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| 1393 | 1164 | 1563 | 100,00% | 100,00% | 19,67% | -10,88% |
Sedãs Grandes Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/20 | NOV/20 | DEZ/19 | % DEZ 20 | % NOV 20 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | BMW SÉRIE 5 | 18 | 4 | 44 | 23,38% | 4,94% | 350,00% | -59,09% |
2º | BMW SÉRIE 7 | 15 | 9 | 14 | 19,48% | 11,11% | 66,67% | 7,14% |
3º | VOLVO S90 | 15 | 22 | 7 | 19,48% | 27,16% | -31,82% | 114,29% |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 11 | 12 | 12 | 14,29% | 14,81% | -8,33% | -8,33% |
5º | AUDI A6 | 9 | 8 | 5 | 11,69% | 9,88% | 12,50% | 80,00% |
6º | PORSCHE PANAMERA | 5 | 20 | 23 | 6,49% | 24,69% | -75,00% | -78,26% |
7º | AUDI A7 | 1 | 2 | 3 | 1,30% | 2,47% | -50,00% | -66,67% |
8º | LEXUS ES | 1 | 2 | 6 | 1,30% | 2,47% | -50,00% | -83,33% |
9º | MERCEDES-BENZ CLS | 1 | 1 | 6 | 1,30% | 1,23% | 0,00% | -83,33% |
10º | PORSCHE TAYCAN | 1 | 1 | 0 | 1,30% | 1,23% | 0,00% | - |
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| 77 | 81 | 120 | 100,00% | 100,00% | -4,94% | -35,83% |
Fonte: Fenabrave e Abeifa