Hyundai abandona desenvolvimento de novos motores a diesel
Marca apenas atualizará propulsores já existentes, sem investir em novas gerações
A exemplo de outras grandes montadoras globais, como Volvo e Honda, a Hyundai também deixou de investir no desenvolvimento de novos motores a diesel. Pelo menos é o que adianta o Korea JoongAng Daily, que usa fontes da indústria sul-coreana e relatórios locais para informar que a empresa interrompeu o desenvolvimento de propulsores do tipo no segundo semestre de 2020.
A partir de agora, a estratégia será focar na atualização e aprimoramento dos motores já existentes. Ou seja, a suspensão de projetos de novos porwertrains não significa saída do mercado de carros a diesel - pelo contrário. A marca continuará atuando no segmento pelos próximos anos, seja com SUVs, caminhões, minivans ou carros de passeio (conforme a necessidade e demanda de cada região).
Galeria: Hyundai i30 2021
No que diz respeito aos motores a gasolina, o desenvolvimento de novos projetos seguirá em curso e sem alterações. O setor ainda é altamente relevante e anda de mãos dadas com a eletrificação no segmento de híbridos e híbridos do tipo plug-in - categorias onde a Hyundai vem investindo bastante. Consequentemente, propulsores gasolina continuam altamente relevantes dentro da empresa.
A preocupação das montadoras com o desenvolvimento de novos motores é reflexo do endurecimento das regras ambientais mundo afora. Na Europa, por exemplo, o chamado regulamento Euro 7 deve entrar em vigor em meados desta década, tornado ainda mais rígidos os padrões anti-poluição. Ao mesmo tempo, muitos investimentos estão sendo direcionados para o desenvolvimento de veículos elétricos, que devem dominar o futuro da indústria.
Não à toa, a Hyundai já adiantou que terá pelo menos 23 carros totalmente elétricos à venda até 2025, incluindo o Ioniq 5 aguardado para o mês que vem. A Kia, pertencente ao mesmo grupo, não ficará por baixo e também prepara uma verdadeira enxurrada de EVs. O mesmo vale para a divisão de luxo Genesis, que entrará para a onda elétrica mais cedo ou mais tarde.
Fonte: Korea JoongAng Daily
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Fusão da Nissan com a Honda não incluirá a Mitsubishi, diz jornal
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Veja quais foram os 20 carros mais vendidos da Espanha em 2024
Novo Hyundai Palisade 2026 agrada e já acumula mais de 30.000 pedidos
Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid têm aumento de preço de R$ 4.000
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro