Após o início no chamado "Dia Um" com a coletiva global de imprensa, a Stellantis divulgou a nomeação de sua estrutura executiva para suas marcas e operação pelo mundo. Para a nossa região, Antonio Filosa foi nomeado Presidente da Stellantis América Latina.

Em nota oficial divulgada pelo grupo, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse: "Esta equipe altamente competitiva, comprometida e equilibrada aproveitará suas habilidades combinadas e experiências diversas para guiar a Stellantis para se tornar uma empresa grandiosa".

A nova estrutura de comando da Stellantis para as regiões que atua está definida da seguinte forma:

CEO: Carlos Tavares

Chief Operating Officers por Região

  • Europa ampliada: Maxime Picat
  • América do Norte: Mark Stewart
  • América do Sul: Antonio Filosa
  • África & Oriente Médio: Samir Cherfan
  • China: Grégoire Olivier 
  • Índia e Ásia Pacífico: Carl Smiley

Antonio Filosa é formado pelo Instituto Politécnico de Milão, com especialização em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Está presente nos quadros do grupo Fiat desde 1999, e desde 2018 desempenhava a função de presidente (Chief Operations Officer) da FCA LATAM.

Experiente nas áreas de Manufatura, Compras e Supply Chain, Novos Produtos, Marketing e Gestão de Projetos, foi na gestão de Filosa à frente da FCA América do Sul que foi concluída a renovação da linha Fiat com importantes lançamentos (o principal deles a nova Strada), além de popularizar a marca Jeep e reposicionar a marca Fiat com uma nova identidade.

A Stellantis engloba 20 marcas oriundas dos grupos FCA e PSA, o que a torna a 4ª maior montadora do mundo. Entre os principais acionistas está a Exor, dona da FCA, com a maior fatia, 14,4% de participação, seguida pela família Peugeot com 7,2%, o governo francês com 6,2% e a chinesa Dongfeng com 5,6%.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com