O 508 Peugeot Sport Engineered será o primeiro desta nova linha de carros de alta-performance

Embora ainda esteja lidando com algumas incertezas após a fusão com a Fiat-Chrysler, formando a Stellantis, a Peugeot não parou de ter ideias sobre o seu futuro. Jean-Philippe Imparato, CEO da marca francesa, deu uma entrevista à revista britânica Auto Express e comentou que tem um plano de oferecer uma variante esportiva para cada um dos carros vendidos.

Imparato disse à Auto Express que a Peugeot planeja criar uma linha de modelos esportivos e o primeiro será o 508 Peugeot Sport Engineered, servindo para "mandar uma mensagem." Nas versões sedã e perua, o 508 PSE é o carro mais potente já produzido pela fabricante. Utiliza uma motorização híbrida plug-in que combina o motor 1.6 turbo com dois propulsores elétricos, entregando um total de 360 cv e 53 kgfm de torque, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

Galeria: Peugeot 508 SW PSE 2020

Há um tempo que a Peugeot trabalha em outra versão esportiva, com a nova geração do 208 GTi, que até agora não chegou às concessionárias. A última vez que alguém da marca falou sobre este modelo foi em março, quando o chefe da Peugeot Sport declarou que o hatchback poderia ser totalmente elétrico.

O desenvolvimento do 208 GTi, ou PSE caso siga a estratégia de nome do 508, pode respingar para o 2008, que usa a mesma plataforma CMP que o hatchback, boa parte das peças e os mesmos motores. Outros modelos devem esperar mais um pouco, como os 3008 e 5008, construídos com a arquitetura EMP2 e que ainda estão na metade de seu ciclo de vida.

Resta saber também se Imparato quis dizer que os modelos globais receberão versões esportivas ou se ele foi literal ao dizer que todos os carros da empresa terão uma variante deste tipo. Isso pode levar à criação de uma opção para a picape média Landtrek, que iniciou o seu lançamento na América Latina e chegará ao Brasil somente em 2022. Considerando que o segmento está apostando bastante em variantes deste tipo, como a Ford Ranger Raptor e a Toyota Hilux GR Sport, varia sentido ver uma Landtrek mais apimentada.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com