Estamos ainda no começo de 2021 e a Dacia já apresentou um teaser de um novo modelo que será lançado no meio da década. Sim, o Bigster não será realidade até mais ou menos o fim de 2024 e o começo de 2025, quando será produzido inclusive com um equivalente da Lada. A marca romena e a russa de baixo custo do Grupo Renault usarão a plataforma CMF-B como base e compartilharão mais de 85% de componentes uma com a outra nesse modelo. 

Nossos amigos da Motor.es já fizeram uma projeção de como pode ser uma versão de produção do Bigster em 2025, eliminando alguns itens que são típicos de conceitos. A dianteira tem faróis trazidos dos novos Sandero e Logan, além de maçanetas tradicionais no lugar das que estão montadas na coluna "C" do conceito. 

Galeria: Dacia Bigster concept

O para-choque dianteiro ganhou sensores de estacionamento e um radar que são esperados na versão de produção, enquanto a lateral revela apliques de para-lamas com design mais simples. O artista também mudou os retrovisores laterais e as rodas, deixando o SUV mais pronto para as ruas. 

Ao mesmo tempo, o CEO e Vice-Presidente Executivo da Dacia e Lada, Denis Le Vot, disse para a publicação romena Automarket que o logo mais moderno visto no Bigster não será utilizado em um modelo de produção tão cedo. De fato, a reestilização do Duster acontecerá em 2022 e ainda manterá o mesmo logo. Enquanto o logo atual parece um abridor de garrafas, o novo até remete ao da DeLorean DMC. 

Sobre o Bigster, a Dacia diz que o nome foi escolhido durante uma parada para o café. O ano de 2025 ainda está bem longe e a empresa ainda não decidiu se esse será o nome do carro de produção ou terá algo novo. Anunciado com motorização híbrida, o modelo marcará a entrada da Dacia no segmento médio com um SUV posicionado acima do Duster. E ele será vendido na América do Sul com a marca Renault, da mesma forma que o Duster atual.

Dacia to add new models by 2025

Enquanto isso, a Dacia está planejando mais 2 modelos para o segmento de compactos como mostra o planejamento acima, sendo um chegando ainda no próximo ano e outro em 2024. Ainda não sabemos muito sobre os modelos ou como serão, mas há rumores sobre um "Grand Duster" com 7 lugares.  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com