O Ford Fusion como conhecemos está chegando ao fim. O sedã grande já teve sua produção encerrada no México e está disponível somente na China e Europa (neste último com o nome Mondeo). No seu lugar virá um crossover que deve ser batizado como Mondeo Evos e que adiantamos agora em uma projeção.

Alguns podem lembrar do nome Evos, usado originalmente para um cupê conceitual apresentado em 2011 e que adiantou a identidade visual usada até hoje pela Ford. Em 2019, a empresa registrou o nome "Mondeo Evos" e muitos apontam que este será o batismo do sucessor do Fusion, aproveitando que será um crossover-cupê. Este estilo de carroceria foi mostrado nas fotos vazadas recentemente do carro na Europa.

Galeria: Ford Evos Concept

A projeção feita pelo pessoal do Motor.es tem uma frente obviamente inspirada nas fotos vazadas, com a grade octagonal em novo formato e faróis bem finos. A borda próxima do capô utiliza uma linha cromada e o para-choque lembra muito o do Mustang Mach-E. Na verdade, boa parte da carroceria é do crossover elétrico, alterando somente algumas partes, como as maçanetas tradicionais ao invés das peças retráteis do Mach-E.

Quando o Ford Mondeo Evos finalmente for lançado, espere por uma linha de motores bem próxima do que é usado pelo Escape ou Bronco Sport. Ou seja, deve adotar o 1.5 turbo de 184 cv e o câmbio automático de 8 marchas nas versões mais baratas, enquanto as mais caras devem trazer o 2.0 turbo de 248 cv. Também esperamos por variantes eletrificadas, seja híbrida normal ou plug-in.

Tudo indica que o novo Ford Fusion terá duas versões diferentes. Uma será o cupê Evos e a outra será batizada como Active, na forma de uma perua aventureira no estilo do Subaru Outback - este nome também foi registrado pela empresa e já vimos a station wagon em testes. A apresentação é esperada para este ano.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com