Novo modelo será revelado ainda no 1º semestre no Japão

Nem a Honda esconde mais que prepara o lançamento do novo HR-V, retirando o modelo de seu site no Reino Unido, antecipando o fim da geração atual. De acordo com a publicação inglesa Autocar, o crossover teria parado de ser produzido no final do ano passado e as lojas no país estão trabalhando com o estoque remanescente – o mesmo estaria acontecendo no resto da Europa. O novo HR-V será apresentado no 2º trimestre no Japão.

O fim do Honda HR-V atual na Europa tem um bom motivo. Desde 1º de janeiro de 2021, o continente adotou o Euro 6d, enquanto o Reino Unido tem o RDE2. Ambos são um conjunto de regras sobre emissões de poluentes, bem mais restritas. E o HR-V vendido por lá estava disponível com um 1.5 aspirado e um 1.6 diesel, que não conseguem atender às novas normas.

De acordo com a Autocar, o novo HR-V irá seguir a estratégia do Fit (lá conhecido como Jazz), sendo vendido na Europa somente com motores eletrificados. A Honda planeja não vender mais nenhum carro no Velho Continente que não seja híbrido ou elétrico a partir de 2022. Rumores no Japão já apontavam que a nova geração do crossover usará o mesmo sistema híbrido com motor 1.5 do Fit. Recentemente, também começou a ser especulado que terá um 1.0 turbo de três cilindros.

Já era esperado que o crossover compacto começasse a dar adeus a alguns mercados. No Japão, os concessionários revelaram ao site CreativeTrends que a produção nipônica será encerrada em fevereiro, pouco antes da apresentação da nova geração por lá. O lançamento nas concessionárias acabou adiado e é esperado para maio.

Galeria: Honda HR-V 2022 - Flagra na Europa

Os flagras feitos até agora do carro em testes mostram que adotará um visual de cupê, com um teto bem mais inclinado na parte traseira, enquanto a frente terá uma mistura do design da minivan Odyssey e do novo Civic (ainda mostrado na forma de um protótipo). Suposrtamente, ele ficará maior do que o atual, abrindo espaço para um novo modelo abaixo, este com um visual bem mais tradicional e que pode ser batizado como ZR-V.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com