O novo Honda Civic fará sua estreia no 1º semestre e até já vimos um protótipo oficial da versão sedã, mas o hatchback tinha aparecido somente na variante esportiva Type R. Então não deixa de ser surpresa vermos agora a configuração normal do hatch em testes na Alemanha, ainda bem camuflada, mas já indicando que realmente terá o visual adiantado em imagens de registro.

Enquanto a frente do Honda Civic Hatchback será idêntica à da versão sedã, a traseira irá mudar consideravelmente. O sedã abandonou o visual de liftback feito pela inclinação do teto até chegar à traseira, mas isso será mantido na carroceria hatch, o que dá uma aparência mais esguia ao veículo, ainda mais com o spoiler integrado.

Galeria: Honda Civic Hatchback - Flagra

Apesar da camuflagem, está claro que o carro terá as lanternas diferentes do sedã. Como vimos na imagem de registro, elas serão mais arredondadas e a parte de cima será interligada, passando por toda a traseira. Este estilo ainda não é usado por outros carros da marca, porém já apareceu no conceito e:SUV, que adianta o próximo veículo totalmente elétrico da empresa.

Honda Civic Hatchback Spy Photos Rear Fender
Honda Civic 11th Generation Design Trademark Rear Three Quarters

Do lado de dentro, espere por uma cabine idêntica ao que vimos no Civic Sedan Prototype. Terá itens como painel de instrumentos digital e uma central multimídia com tela flutuante de 9". Está bem minimalista, reduzindo a quantidade de botões espalhados para usar apenas 3 comandos giratórios no centro e poucos botões para o ar-condicionado.

Quando apresentou o conceito do novo Civic, a Honda prometeu que o carro receberá "novos sistemas de segurança ativa e passiva", sem entrar em detalhes. Entre eles deve estar uma nova geração do controle de cruzeiro adaptativo, com assistente de permanência em faixa e condução semi-autônoma.

O hatch continuará a dar origem ao poderoso esportivo Type R, que já está em testes e inclusive foi a primeira variante do novo Civic a aparecer nas ruas em testes. Rumores dizem que terá tração integral e potência na casa dos 400 cv (contra os 310 cv atuais). A imprensa japonesa ainda aponta que terá um motor híbrido.

A nova geração do Honda Civic será apresentada no 2º trimestre, primeiro na versão sedã, enquanto as demais variantes devem ficar para outro momento - a Type R é esperada somente para 2022. O lançamento comercial deve começar pelo Estados Unidos e o sedã só deve chegar ao Brasil no ano que vem, com uma especulação de que deixará de ser produzido em Sumaré (SP) para ser apenas importado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com