Após três anos consecutivos com crescimento, as vendas de veículos novos sofreram um grande baque em 2020 em função da pandemia da Covid-19. De acordo com os números oficiais divulgados nesta terça-feira (05/01) pela Fenabrave, foram emplacadas no ano passado 1.950.889 unidades, 26,62% a menos do que em 2019.
A retração foi até menor do que o esperado (chegou-se a falar em 40% de queda no começo da pandemia). “Os principais fatores que influenciaram nessa melhora, principalmente, a partir do segundo semestre, foram a manutenção da taxa de juros, em um patamar baixo e o Auxílio Emergencial, oferecido pelo Governo Federal, que colaboraram para o aquecimento do comércio e para a baixa inadimplência.”, disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
Ainda segundo o executivo, ““o mercado só não foi melhor em função da crise enfrentada pelas montadoras, que tiveram problemas com falta de peças e componentes, além das regras para manter o distanciamento social nas unidades fabris”. A expectativa da Fenabrave é de que haja uma alta de 16,6% para o setor ao longo de 2021.
A Chevrolet completou 5 anos consecutivos na liderança entre as montadoras, com 17,4% de market share. As 338.549 unidades vendidas, no entanto, representaram quase 30% de retração sobre 2019. A vantagem sobre a vice-líder Volkswagen (327.683), superior a 61 mil unidades no ano anterior, caiu para menos de 11 mil. Distante das rivais no último ranking, a Fiat (321.836) se aproximou bastante graças aos bons resultados dos últimos meses.
Com o pódio inalterado, a primeira alteração aconteceu na disputa pelo 4º lugar, com a Hyundai (167.443) vencendo a Ford (139.255) por boa margem. No G4 no ano passado, a Renault (131.624) registrou a maior queda entre as 10 primeiras (-45%) e foi superada pela Toyota (137.876). Em 8º, a Jeep (110.159) assegurou mais de 26 mil unidades de vantagem sobre a Honda (84.122) – em 2019, a diferença fora de pouco mais de 300 unidades.
A Nissan (61.005) completou o top 10 emplacando 3 vezes mais do que a Caoa Chery (20.089), dona da menor queda no período (-0,5%) – todas as marcas do top 20, aliás, perderam fôlego. Peugeot e Citroën ficaram separadas por apenas 1 unidade (13.477 x 13.476)!. Em 15º, a BMW (12.429) repetiu a liderança entre as marcas premium e a Volvo (7.701) encerrou 2020 à frente da Audi (6.953).
Em dezembro
Dezembro foi o melhor mês do ano, com 232.814 veículos novos registrados. O resultado, no entanto, ainda foi 7,53% pior do que o do mesmo período de 2019. Após três meses seguidos como líder e mesmo com um avanço superior a 17%, a Fiat (39.745) perdeu a posição de honra para a Chevrolet (42.214), com a VW (37.675) completando o pódio.
Confortável na 4ª posição, a Hyundai (21.235) também cresceu (+11,9%) – a outra marca no top 10 a também apresentar números positivos foi a Jeep (14.851, +28,2%). Destaque positivo para a Caoa Chery (3.179) e sua alta superior a 45%. Sem motivos para comemorar, a Citroën (872) foi apenas a 17ª, com queda de quase 62%.
POS. | MARCA | TOTAL 2020 | PART. 2020 (%) | TOTAL 2019 | PART. 2019 (%) | % VARIAÇÃO (2020/2019) |
1º | CHEVROLET | 338.549 | 17,35% | 475.684 | 17,89% | -28,83% |
2º | VW | 327.683 | 16,80% | 414.481 | 15,59% | -20,94% |
3º | FIAT | 321.836 | 16,50% | 366.135 | 13,77% | -12,10% |
4º | HYUNDAI | 167.443 | 8,58% | 207.656 | 7,81% | -19,37% |
5º | FORD | 139.255 | 7,14% | 218.527 | 8,22% | -36,28% |
6º | TOYOTA | 137.876 | 7,07% | 215.681 | 8,11% | -36,07% |
7º | RENAULT | 131.624 | 6,75% | 239.227 | 9,00% | -44,98% |
8º | JEEP | 110.159 | 5,65% | 129.463 | 4,87% | -14,91% |
9º | HONDA | 84.122 | 4,31% | 129.118 | 4,86% | -34,85% |
10º | NISSAN | 61.005 | 3,13% | 96.083 | 3,61% | -36,51% |
11º | CAOA CHERY | 20.089 | 1,03% | 20.182 | 0,76% | -0,46% |
12º | MITSUBISHI | 17.317 | 0,89% | 21.881 | 0,82% | -20,86% |
13º | PEUGEOT | 13.477 | 0,69% | 21.612 | 0,81% | -37,64% |
14º | CITROËN | 13.476 | 0,69% | 26.513 | 1,00% | -49,17% |
15º | BMW | 12.429 | 0,64% | 13.142 | 0,49% | -5,43% |
16º | MERCEDES-BENZ | 9.188 | 0,47% | 12.206 | 0,46% | -24,73% |
17º | VOLVO | 7.701 | 0,39% | 7.915 | 0,30% | -2,70% |
18º | AUDI | 6.953 | 0,36% | 8.707 | 0,33% | -20,14% |
19º | KIA | 5.981 | 0,31% | 9.274 | 0,35% | -35,51% |
20º | LAND ROVER | 4.620 | 0,24% | 5.875 | 0,22% | -21,36% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 1.950.889 | 100,00% | 2.658.692 | 100,00% | -26,62% |
POS. | MARCA | DEZ 20 (A) | PART. | NOV 20 (B) | % (A / B) | DEZ 19 (C) | % VARIAÇÃO (A / B) | % VARIAÇÃO (A / C) |
1º | CHEVROLET | 42.214 | 18,13% | 39.220 | 7,63% | 45.296 | 7,63% | -6,80% |
2º | FIAT | 39.745 | 17,07% | 39.457 | 0,73% | 33.894 | 0,73% | 17,26% |
3º | VW | 37.675 | 16,18% | 34.342 | 9,71% | 41.087 | 9,71% | -8,30% |
4º | HYUNDAI | 21.235 | 9,12% | 18.036 | 17,74% | 18.983 | 17,74% | 11,86% |
5º | FORD | 16.430 | 7,06% | 14.906 | 10,22% | 19.134 | 10,22% | -14,13% |
6º | TOYOTA | 15.639 | 6,72% | 14.812 | 5,58% | 21.314 | 5,58% | -26,63% |
7º | RENAULT | 15.236 | 6,54% | 12.815 | 18,89% | 23.840 | 18,89% | -36,09% |
8º | JEEP | 14.851 | 6,38% | 12.708 | 16,86% | 11.586 | 16,86% | 28,18% |
9º | HONDA | 9.646 | 4,14% | 8.931 | 8,01% | 11.351 | 8,01% | -15,02% |
10º | NISSAN | 6.136 | 2,64% | 5.518 | 11,20% | 9.747 | 11,20% | -37,05% |
11º | CAOA CHERY | 3.179 | 1,37% | 2.254 | 41,04% | 2.190 | 41,04% | 45,16% |
12º | PEUGEOT | 1.939 | 0,83% | 1.858 | 4,36% | 1.583 | 4,36% | 22,49% |
13º | MITSUBISHI | 1.515 | 0,65% | 1.773 | -14,55% | 1.846 | -14,55% | -17,93% |
14º | BMW | 1.478 | 0,63% | 1.202 | 22,96% | 1.484 | 22,96% | -0,40% |
15º | VOLVO | 924 | 0,40% | 1.033 | -10,55% | 980 | -10,55% | -5,71% |
16º | MERCEDES-BENZ | 905 | 0,39% | 760 | 19,08% | 1.238 | 19,08% | -26,90% |
17º | CITROËN | 872 | 0,37% | 1.189 | -26,66% | 2.292 | -26,66% | -61,95% |
18º | AUDI | 705 | 0,30% | 686 | 2,77% | 839 | 2,77% | -15,97% |
19º | KIA | 455 | 0,20% | 587 | -22,49% | 676 | -22,49% | -32,69% |
20º | VW / MAN | 313 | 0,13% | 334 | -6,29% | - | -6,29% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 232.814 | 100,00% | 214.260 | 8,66% | 251.775 | 8,66% | -7,53% |
Fonte: Fenabrave