SUV de marca local rouba liderança do Nissan Sylphy (Sentra) em novembro

Contrariando a maioria dos países que ainda sofrem pesadamente os efeitos da Covid-19 em suas economias, a China registrou crescimento nas vendas de veículos novos pelo 8º mês seguido. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializados em novembro 2,77 milhões de unidades, uma alta de 12,6% sobre 2019.

Entre janeiro e novembro, as quase 22,5 milhões de unidades ainda representam uma retração de 2,9%. Entre as montadoras, a líder Volkswagen (296.690) perdeu espaço (-7,3%), enquanto Honda (179.830) e Toyota (156.504), em altas superiores a 10%, registraram seus recordes de vendas, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Destaque também para a local Wulling (68.903), que cresceu quase 90%.

Na disputa entre modelos, o Nissan Sylphy (54.484) perdeu uma liderança que já durava desde abril – no acumulado do ano, a versão local do novo Sentra manteve grande vantagem sobre rivais. O responsável pelo feito foi o novo Haval H6 (55.001), que não figurava no topo da tabela desde janeiro de 2018. O SUV, aliás, foi um intruso em um top 7 com 6 sedãs, incluindo três representantes da VW – Lavida (48.506), Bora (44.595) e Sagitar (34.210) – além do Toyota Corolla (36.046).

Haval H6

Principal responsável pelo recorde de vendas da Tesla no mês passado, o Model 3 (21.604) assegurou a 20ª posição. Em alta no mercado brasileiro, o Chery Tiggo 8 ultrapassou a barreira das 20 mil unidades (20.677). Para se ter uma ideia do gigantismo do mercado chinês, o nosso líder Chevrolet Onix seria apenas o 45º colocado no ranking com suas 14.292 unidades registradas.

 

POS. 

MODELO 

NOV.20 

% PART. 2020 

1º 

HAVAL H6 

55.001 

2,0% 

2º 

NISSAN SYLPHY 

54.484 

2,0% 

3º 

VW LAVIDA 

48.506 

1,8% 

4º 

VW BORA 

44.595 

1,6% 

5º 

BUICK EXCELLE YINLANG 

40.440 

1,5% 

6º 

TOYOTA COROLLA 

36.046 

1,3% 

7º 

VW SAGITAR 

34.210 

1,2% 

8º 

WULING HONGGUANG 

33.820 

1,2% 

9º 

CHANGAN CS75 

32.759 

1,2% 

10º 

HONDA CR-V 

31.455 

1,1% 

11º 

WULING HONGGUANG MINI EV 

28.246 

1,0% 

12º 

HONDA CIVIC 

28.068 

1,0% 

13º 

GEELY BOYUE 

26.136 

0,9% 

14º 

HONDA ACCORD 

24.162 

0,9% 

15º 

NISSAN X-TRAIL 

23.732 

0,9% 

16º 

VW MAGOTAN 

23.721 

0,9% 

17º 

GEELY EMGRAND 

23.407 

0,8% 

18º 

TOYOTA LEVIN 

22.773 

0,8% 

19º 

BUICK ENVISION 

21.807 

0,8% 

20º 

TESLA MODEL3 

21.604 

0,8% 

21º 

VW TAYRON 

21.430 

0,8% 

22º 

BYD SONG 

21.296 

0,8% 

23º 

CHANGAN EADO 

21.148 

0,8% 

24º 

VW TIGUAN L 

21.110 

0,8% 

25º 

CHERY TIGGO 8 

20.677 

0,7% 

26º 

VW SANTANA 

20.322 

0,7% 

27º 

HAVAL M6 

20.034 

0,7% 

28º 

TOYOTA RAV4 

19.265 

0,7% 

29º 

TOYOTA CAMRY 

19.003 

0,7% 

30º 

MG ZS 

18.387 

0,7% 

POS. 

MARCA 

NOV.20 

% PART. 2020 

1º 

VW 

296.690 

10,7% 

2º 

HONDA 

179.830 

6,5% 

3º 

TOYOTA 

156.504 

5,6% 

4º 

GEELY 

125.712 

4,5% 

5º 

NISSAN 

125.016 

4,5% 

6º 

BUICK 

110.298 

4,0% 

7º 

CHANGAN 

103.732 

3,7% 

8º 

HAVAL 

101.812 

3,7% 

9º 

WULLING 

68.903 

2,5% 

10º 

AUDI 

66.756 

2,4% 

11º 

CHERY 

64.574 

2,3% 

12º 

MERCEDES-BENZ 

62.451 

2,3% 

13º 

BMW 

60.869 

2,2% 

14º 

BYD 

52.806 

1,9% 

15º 

BAOJUN 

51.309 

1,9% 

16º 

HYUNDAI 

49.327 

1,8% 

17º 

MG 

44.694 

1,6% 

18º 

GAC 

41.177 

1,5% 

19º 

ROEWE 

38.934 

1,4% 

20º 

CHEVROLET 

31.411 

1,1% 

... 

... 

... 

... 

TOTAL 

2.770.000 

100,0% 

ACUMULADO 

22.470.000 

... 

 

Fontes: Best Selling Cars Blog / Trading Economics

Galeria: Toyota Corolla GR Sport 2021 (Taiwan)