Fotos recentes de flagras nos revelam que o conceito Volkswagen ID Roomzz tem uma versão de produção em desenvolvimento, mas novas informações indicam que o crossover elétrico será exclusivo para o mercado chinês, pelo menos a princípio.

"Estamos trabalhando nisso, mas é um modelo exclusivo para a China no momento", disse à Autocar Ralf Brandstätter, o chefe da marca VW Passenger Cars. "Existe a possibilidade de que seja vendido em outros mercados, mas ainda estamos olhando para isso." 

O conceito ID Roomzz estreou no Salão de Xangai 2019 como a ideia da VW para um crossover elétrico de 7 lugares. Como outros membros da família ID, ele se assentou na plataforma MEB da montadora alemã. 

Galeria: Volkswagen I.D. Roomzz

O impulso era fornecido por dois motores elétricos - um em cada eixo - com uma potência total do sistema de 306 cv (225 kW). A empresa estima que a aceleração de 0 a 100 km/h ocorra em 6,6 segundos e a velocidade máxima seja de 180 km/h. A marca falou em autonomia de 450 km pelo ciclo WLTP graças a uma bateria de 82 kWh.

Por dentro, o conceito tinha assentos de alta classe, semelhantes a um lounge. No entanto, as fotos da versão de produção indicam que ela tem um visual mais tradicional por dentro. Também não espere pela capacidade do carro conceito e rodar sem um motorista.

O ID.6 será posicionado acima do ID.4 na linha de veículos elétricos da Volkswagen. Os modelos compartilham um estilo semelhante, mas o ID.6 é maior para receber uma fileira extra de assentos.

A decisão da VW de tornar o ID.6 um produto exclusivo para a China a princípio pode resultar de um desejo de testar a demanda por um crossover elétrico como o ID.4 em mercados como os Estados Unidos. Se for um sucesso, então talvez a empresa possa expandir a linha com o modelo maior.