O que começou como um "projeto de prestígio" do Socialistas Nacionalistas antes da Segunda Guerra Mundial mais tarde se tornou o Volkswagen Type 1, que teve a produção iniciada em 27 de dezembro de 1945, depois de um acordo entre a Volkswagenwerk HmgH com o Governo Militar Britânico em junho de 1945. A fábrica foi muito destruída durante a guerra mas a encomenda de 20.000 unidades em agosto de 1945 basicamente garantiu o futuro da planta. E foi assim que o lendário Fusca nasceu. 

A Volkswagen resgatou alguns detalhes neste aniversário de 75 anos. O segundo veículo mais vendido da história no mundo tem sua história iniciada em dezembro de 1945 quando 55 unidades foram produzidas antes do aumento da produção em 1946 para cerca de 1.000 unidades por mês. Isso não foi o suficiente para suprir as encomendas no inicio, principalmente por problemas com matéria-prima e fornecimento de energia elétrica. 

Galeria: Produção do VW Fusca completa 75 anos

Em 1947 a Volkswagen estabilizou as vendas e pós-vendas e começou a exportar o Fusca para fora da Alemanha, com foco nas vendas para o público. Em 1949, aposentado da Opel, Heinz Nordhoff foi nomeado diretor de produção da fábrica, com um aumento grande durante a década seguinte. O carro 1.000.000 saiu da linha de montagem em 1955, 10 anos após a primeira unidade. 

O restante da história é bem longa, mas o Fusca de tornou o carro mais vendido do mundo por um longo tempo, até o Toyota Corolla tomar esta posição. A Volkswagen seguiu com a produção no México até 2003, depois de 21.529.464 unidades produzidas, sendo 15,8 milhões na Alemanha - e o Brasil teve uma boa participação nisso tudo, já que também o produzimos por décadas e foi o modelo mais vendido por muitos anos. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com