No nosso Semana Motor1.com trazemos novidades interessantes que agitaram o mundo automotivo, mas também tivemos notícias que não gostaríamos de dar. Uma delas foi a decisão da Mercedes-Benz de encerrar a produção de veículos de passeio no Brasil e a outra a lista dos carros que saíram de linha em nosso mercado. Por outro lado, tivemos novidades interessantes com o Lamborghini SC20, a RAM 1500 TRX - a picape mais potente do mundo, novidades para Fiat Toro 2021 além dos sucessos do novo BMW Série 3 e Nissan Magnite.

 

Mercedes-Benz decide encerrar produção em Iracemápolis (SP)

Inaugurada em 2016, a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) irá fechar as portas. A fabricante alemã anuncia que encerrou a produção de carros no complexo e que estuda as alternativas para os 370 empregados da linha de montagem. Com isso, a empresa volta a produzir somente caminhões e chassis de ônibus no Brasil, enquanto todos os seus carros serão importados. Veja a matéria completa e repercussão aqui.

 

Lamborghini SC20 é filho único e sem teto, mas com V12 de 770 cv

Lamborghini SC20 2021

O Lamborghini Aventador tem um ciclo de vida tão longo que perdemos as contas de quantas versões já foram lançadas desde 2011. Obviamente, lembramos de uma das primeiras variantes, o Aventador J, versão sem teto do esportivo que foi criada no começo de 2012 e a única unidade foi vendida para um ricaço. Agora essa ideia foi retomada, desta vez com o inédito SC20. Veja todos os detalhes e fotos.

 

Os carros que saíram de linha em 2020

Lista - Carros que saíram de linha em 2020

Em um ano conturbado como o de 2020, não foram só os lançamentos que sofreram com atrasos e incertezas. Com a crise gerada pela pandemia da COVID-19, alguns carros também tiveram sua vida abreviada - enquanto outros já estavam mesmo fazendo hora extra no mercado e simplesmente seguiram o rumo natural das coisas. Alguns saíram de cena sem deixar sucessor, como a Fiat Weekend e o Ford Fusion, e outros que passaram o bastão para modelos mais novos, como o Chevrolet Cobalt, que teve seu lugar ocupado pelo Onix Plus. Veja a lista completa a seguir.

 

BMW Série 3 foge da crise e domina 46% do segmento de sedãs médios premium

Comparativo: BMW 330i x Audi A4 x Mercedes C300

Os impactos da pandemia e o aumento das cotações das principais moedas internacionais tiveram influência direta no 3º mês consecutivo de retração nas vendas de sedãs premium – em novembro, foram apenas 1.247 unidades nas duas categorias, 14,5% a menos na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os modelos médios, o Série 3 manteve seu domínio. Com 538 unidades, quase 9% a mais do que em 2019, o BMW ultrapassou os 46% de participação de mercado. Confira o ranking dos sedãs premium mais vendidos em novembro.

 

RAM 1500 TRX: picape mais potente do mundo começa a ser produzida em série

RAM 1500 TRX - Produção nos EUA

Enquanto no Brasil a FCA realiza o lançamento da aguardada RAM 1500 na versão Rebel, nos Estados Unidos a empresa inicia a produção em série de uma variante ainda mais esportiva da picape: a apimentada TRX. Desenvolvida para rivalizar diretamente com a Ford F-150 Raptor, a configuração se posiciona no topo da gama e detém o título de picape mais potente do mundo. Veja os detalhes, fotos e especificações.

 

Fiat Toro 2022 terá motor 1.3 turbo, multimídia da RAM e tecnologias do Compass

Flagra - Fiat Toro 2022

A Fiat terá uma extensa lista de atrações para o mercado brasileiro em 2021. Além do inédito crossover derivado do Argo e da estreia dos motores Firefly turbo, a marca apresentará a 1ª reestilização da Toro. A picape renovada foi flagrada pelo leitor Douglas Sepulchro, em Recife, ao lado do também atualizado Jeep Compass, com quem dividirá algumas novidades. Ambos compartilham a plataforma e são feitos lado a lado na fábrica em Goiana (PE). Veja mais detalhes e o que esperar da nova Toro 2022.

 

Nissan Magnite já tem fila de espera de 8 meses para a versão 'pelada'

Nissan Magnite XE - Versão básica

Considerado um dos lançamentos mais estratégicos já realizados pela Nissan na Índia, e que já foi confirmado para o Brasil, o crossover Magnite parece ter caído rápido no gosto do público local. Prova disso é que, apesar da estreia recente, o modelo já acumula inúmeros pedidos e tem superado até as mais otimistas expectativas comerciais da marca. Aproximadamente 5 dias depois da estreia, o Magnite já acumulava mais de 5 mil pedidos.

Motor1.com Podcast #98: RAM 1500 e as próximas picapes full-size no Brasil

Motor1.com Podcast #98

Um novo tipo de picapes está desembarcando no Brasil: as picapes full-size. Posicionadas acima das nossas médias como Chevrolet S10 e Toyota Hilux em dimensões, tecnologia, acabamento e design, também trazem mais potência e tecnologia para um consumidor que tem grana para gastar. Esse é o papo do nosso podcast #98 que você pode ouvir abaixo ou em qualquer plataforma de áudio.

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Envie seu flagra! flagra@motor1.com