O Lamborghini Aventador tem um ciclo de vida tão longo que perdemos as contas de quantas versões já foram lançadas desde 2011. Obviamente, lembramos de uma das primeiras variantes, o Aventador J, versão sem teto do esportivo que foi criada no começo de 2012 e a única unidade foi vendida para um ricaço. Agora essa ideia foi retomada, desta vez com o inédito SC20.

Criado pela Lamborghini Squadra Corse, o SC20 é um carro que pode andar nas ruas, ao contrário do SCV12 revelado no começo do ano, feito pela mesma equipe e que só pode ser usado nas pistas. O novo speedster da marca italiana serve como um sucessor natural do SC18 Alston, que foi o primeiro carro desenvolvido pela Squadra Corse fora do mundo do automobilismo.

Galeria: Lamborghini SC20 2021

Assim como o SC18 Alston, o SC20 usa o motor 6.5 V12 aspirado, com uma preparação para entregar 770 cv e 73,4 kgfm de torque. Se estes números parecem familiares, é porque são os mesmos do motor que equipa o Aventador SVJ, a versão mais hardcore do esportivo.

Você pode notar que o carro foi feito pela Squadra Corse por causa do estilo muito mais agressivo do que o Aventador J. O pacote aerodinâmico bem incomum dá uma vibe de carro de corrida para o speedster, e a divisão de esporte a motor da Lamborghini diz que foi inspirado não só no J, como também no Diablo VT Roadster, Veneno Roadster e no protótipo Concept S baseado no Gallardo.

O modelo único ainda traz lanternas iguais às do Sian e pintura especial branco Bianco Fu na carroceria, com detalhes em azul Cepheus, como o misterioso cliente pediu. A cabine usa fibra de carbono exposta, saídas de ar feitas em impressoras 3D e maçanetas de alumínio sólido. Ainda tem mais fibra de carbono dentro da carcaça dos bancos, cobertos por couro e Alcantara. O preço não foi revelado, já que foi feito sob encomenda.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com