BMW Z3 completa 25 anos de história; relembre trajetória
Roadster foi o primeiro BMW produzido em uma fábrica da marca fora da Alemanha
A BMW comemora 25 anos de lançamento do icônico Z3, roadster que chegou ao mercado em novembro de 1995 e é lembrado até hoje como um dos mais estilosos do segmento. Entre outros diferenciais, o modelo foi o primeiro BMW construído em uma fábrica do grupo fora da Alemanha, na planta de Spartanburg, nos Estados Unidos.
Ao todo, o esportivo teve 297.087 unidades fabricadas e uma delas ganhou os cinemas da época no 17° filme da saga 007 - "GoldenEye". O exemplar foi destaque ao lado do personagem James Bond, interpretado pelo ator Pierce Brosnan, e hoje integra o acervo do museu da BMW em Munique. O sucesso foi tanto que a BMW produziu até mesmo uma série especial alusiva ao filme.
Galeria: BMW Z3 - 25 anos
O Z3 foi desenvolvido para suceder o lendário BMW 507 dos anos 1950 e apostava em características como capô longo, traseira curta e posição de direção mais recuada. As linhas da carroceria foram assinadas por Joji Nagashima, também responsável por criações de peso como os modelos Série 5 e Série 3 da época. O design chamava atenção por combinar formas modernas e ousadas com detalhes clássicos, como as guelras laterais.
Mecanicamente, o Z3 foi inicialmente equipado com motores de 4 cilindros de 115 cv e 143 cv. Em abril de 1997, chegou ao portfólio conhecido 2.8 de 6 cilindros em linha com 193 cv e, posteriormente, o 3.2 de 321 cv responsável por equipar o Z3 Roadster M.
Em 1999, foram adicionado à gama os propulsores 1.9 de 117 cv, 2.0 6 cilindros de 150 cv, 2.2 6 cilindros de 170 cv e 3.0 6 cilindros com 231 ou 325 cv (versão M). Neste mesmo ano - já com mais de 170 mil unidades vendidas - o Z3 foi reestilizado e ganhou traseira mais musculosa, novas lanternas e um faróis com detalhes cromados.
Galeria: BMW Z3 Coupé
Na história do modelo, também ganhou destaque o lançamento da versão Coupé, comercializada sempre com motores de 6 cilindros: 2.8i com 193 cv, 3.0i com 231 cv e as variantes M com 321 cv e 325 cv. Houve também o Z3 M V12, equipado com motor V12 de 326 cv e construído para testar a capacidade do compartimento do motor.
O Z3 deixou de ser produzido em 28 de junho de 2002, quando a última unidade saiu das linhas de montagem de Spartanburg - foi substituído pelo Z4. Este mesmo exemplar está até hoje em exibição no museu da marca.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Icônico BMW M3 GTR do Need For Speed Most Wanted ganha versão real
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões