Após queda nas vendas em outubro, o segmento de SUVs/crossovers médios e grandes voltou a crescer em novembro – foram quase 11,3 mil unidades, um incremento de 4,8% sobre o mesmo período de 2019. Deste total, 6.155 unidades foram do Jeep Compass, que cresceu pouco mais de 18% e se aproximou dos 2/3 de participação de mercado entre os modelos intermediários.
Rival mais próximo e em baixa superior a 20% no mesmo período, o VW Tiguan (829) emplacou quase oito vezes menos. Destaque do mês, o Caoa Chery Tiggo 7 (383) saltou da 8ª para a 3ª posição graças ao seu novo recorde de vendas. Sexto em outubro, o Toyota RAV4 venceu a disputa pela quarta posição contra o Eclipse Cross por apenas 2 unidades (287 x 285), mas com o Mitsubishi em viés de alta.
E por pouco a Mitsubishi também não emplaca dois modelos no top 5, já que o Outlander foi o preferido por 281 consumidores, quase 90% a mais do que há um ano – vale ressaltar que, nestes números, possivelmente estão considerados emplacamentos da versão Sport, que nada mais é do que a nova nomenclatura para a reestilização do ASX, que em sua versão anterior fechou o mês com 47 unidades.
Quinto no último ranking, o Ford Territory (273) caiu 2 posições, mas manteve boa vantagem sobre o Hyundai Tucson (176) em novo mês de avanços. O destaque negativo veio da Chevrolet, com o Equinox (174) despencando de terceiro para nono – pior desempenho desde abril – e sob ameaça do Hyundai ix35 (168) cada vez mais coadjuvante.
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.208) ampliou ainda mais sua vantagem sobre os rivais em seu melhor mês desde maio do ano passado (1.266). Retomando a vice-liderança perdida em outubro, o Caoa Chery Tiggo 8 (339), assim como o modelo Tiggo 7, também registrou seu novo recorde no país.
Mesmo reestilizado há pouco, o Chevrolet Trailblazer (94) perdeu quase 2/3 dos compradores do ano passado e ficou distante do terceiro lugar ocupado pelo Mitsubishi Pajero (259), que cresceu mais de 56% no mesmo período. Com melhor resultado em 2020, o Ford Edge (14) por muito pouco não entrou no top 5.
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | NOV/20 | OUT/20 | NOV/19 | % NOV 20 | % OUT 20 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | JEEP COMPASS | 6155 | 6161 | 5199 | 66,05% | 64,37% | -0,10% | 18,39% |
2º | VW TIGUAN | 829 | 798 | 1045 | 8,90% | 8,34% | 3,88% | -20,67% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 383 | 224 | 228 | 4,11% | 2,34% | 70,98% | 67,98% |
4º | TOYOTA RAV4 | 287 | 334 | 403 | 3,08% | 3,49% | -14,07% | -28,78% |
5º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 285 | 379 | 212 | 3,06% | 3,96% | -24,80% | 34,43% |
6º | MITSUBISHI OUTLANDER | 281 | 270 | 148 | 3,02% | 2,82% | 4,07% | 89,86% |
7º | FORD TERRITORY | 273 | 332 | 0 | 2,93% | 3,47% | -17,77% | - |
8º | HYUNDAI TUCSON | 176 | 164 | 150 | 1,89% | 1,71% | 7,32% | 17,33% |
9º | CHEVROLET EQUINOX | 174 | 476 | 359 | 1,87% | 4,97% | -63,45% | -51,53% |
10º | HYUNDAI IX35 | 168 | 133 | 506 | 1,80% | 1,39% | 26,32% | -66,80% |
11º | KIA SPORTAGE | 119 | 150 | 311 | 1,28% | 1,57% | -20,67% | -61,74% |
12º | PEUGEOT 3008 | 80 | 91 | 182 | 0,86% | 0,95% | -12,09% | -56,04% |
13º | MITSUBISHI ASX | 47 | 44 | 283 | 0,50% | 0,46% | 6,82% | -83,39% |
14º | SUBARU FORESTER | 27 | 0 | 8 | 0,29% | 0,00% | - | 237,50% |
15º | SUBARU XV | 22 | 0 | 17 | 0,24% | 0,00% | - | 29,41% |
16º | JAC T60 | 8 | 9 | 0 | 0,09% | 0,09% | -11,11% | - |
17º | HONDA CR-V | 2 | 4 | 64 | 0,02% | 0,04% | -50,00% | -96,88% |
18º | PEUGEOT 5008 | 2 | 2 | 21 | 0,02% | 0,02% | 0,00% | -90,48% |
19º | DODGE JOURNEY | 1 | 0 | 21 | 0,01% | 0,00% | - | -95,24% |
|
| 9319 | 9571 | 9157 | 100,00% | 100,00% | -2,63% | 1,77% |
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | NOV/20 | OUT/20 | NOV/19 | % NOV 20 | % OUT 20 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | TOYOTA SW4 | 1208 | 862 | 1117 | 61,98% | 55,58% | 40,14% | 8,15% |
2º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 339 | 172 | 0 | 17,39% | 11,09% | 97,09% | - |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 259 | 229 | 166 | 13,29% | 14,76% | 13,10% | 56,02% |
4º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 94 | 249 | 244 | 4,82% | 16,05% | -62,25% | -61,48% |
5º | KIA SORENTO | 16 | 13 | 19 | 0,82% | 0,84% | 23,08% | -15,79% |
6º | FORD EDGE | 14 | 8 | 4 | 0,72% | 0,52% | 75,00% | 250,00% |
7º | JEEP GRAND CHEROKEE | 5 | 8 | 7 | 0,26% | 0,52% | -37,50% | -28,57% |
8º | JEEP WRANGLER | 5 | 7 | 19 | 0,26% | 0,45% | -28,57% | -73,68% |
9º | LIFAN X80 | 4 | 1 | 1 | 0,21% | 0,06% | 300,00% | 300,00% |
10º | HYUNDAI SANTA FE | 2 | 2 | 10 | 0,10% | 0,13% | 0,00% | -80,00% |
11º | JAC T80 | 2 | 0 | 4 | 0,10% | 0,00% | - | -50,00% |
12º | DODGE DURANGO | 1 | 0 | 0 | 0,05% | 0,00% | - | - |
|
| 1949 | 1551 | 1591 | 100,00% | 100,00% | 25,66% | 22,50% |
Fonte: Fenabrave