Estabelecida desde 2018, a parceria da Ford com a Mahindra para desenvolvimento conjunto de SUVs parece que não vai demorar para render os primeiros resultados. E a primeira prova vem da Índia, país que sedia o projeto e onde o site Autocar publica a primeira imagem daquele que certamente será o fruto pioneiro da aliança.

Detalhes ainda são limitados (apenas uma foto foi vazada), mas as expectativas são grandes. Pelo que já é possível notar, o protótipo tem design alinhado com a mais recente filosofia da Ford para o segmento e exibe ampla grade frontal com detalhes cromados. Há ainda faróis de neblina posicionados na vertical e iluminados por luzes de LED.

Galeria: Ford EcoSport FreeStyle 2020

A identidade do modelo ainda é desconhecida, mas há pelo menos duas apostas: o sucessor do EcoSport ou o aguardado SUV médio rival do Jeep Compass. O primeiro, cujo projeto na Índia atende pelo codinome BX745, estreará por volta de 2022. O comprimento será de aproximadamente 4,30 metros - bem próximo de seu principal rival, o Hyundai Creta.

Já o segundo, conhecido internamente como Projeto Black, terá porte médio e atuação no segmento C, sendo uma espécie de alternativa menos sofisticada ao Escape/Kuga para mercados emergentes. A meta é brigar diretamente com Jeep Compass, Volkswagen Taos e companhia.

Haverá ainda um terceiro modelo (diferente do que aparece na foto), com comprimento restrito aos 4 metros (estratégia para recolher menos impostos na Índia) e posicionamento de acesso. É conhecido pela sigla BX744 e vem sendo pensado como rival de Nissan Magnite, Renault Kiger e Hyundai Venue.

Todos os três modelos, vale lembrar, terão equivalentes produzidos pela Mahindra, porém com design próprio e posicionamento distinto. A parceria será estendida ainda ao campo dos motores, com a Ford utilizando diversos propulsores da fabricante indiana. Entre eles, destaque para o 1.5 T-GDi de 163 cv, equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível.

Flagra: Ford EcoSport (mula no Ka Sedan)

E no Brasil?

Por aqui, os impactos dessa parceria ainda são desconhecidos. A Ford daqui também trabalha no desenvolvimento de novos SUVs a serem fabricados em Camaçari (BA), mas ainda é desconhecido o grau de proximidade com os projetos indianos. Por aqui, um dos projetos tocados internamente atende pela sigla BX755, uma indicação de que pode ser diferente da versão asiática.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com