A Citroën prepara uma grande mudança no Brasil. Se no momento a fabricante tem somente quatro modelos em sua gama, isso irá mudar a partir de 2022, quando veremos uma nova família de veículos compactos produzida em Porto Real (RJ). Esta nova linha terá um hatch, um sedã e um SUV compacto - este último adiantado por esta projeção acima, feita pelo do site Indian Autos Blog. O modelo já roda em testes na Índia e deve ser apresentado por lá em 2021.

A projeção do Indian Autos Blog usa como base os flagras do protótipo que a Citroën está testando no país. Embora pareça que usaram a frente do C5 Aircross, isso não está longe do que podemos ver na unidade de testes. Mesmo camuflada, ela adianta que o "SUVinho" terá a identidade visual que a marca ainda usa em alguns modelos, ao invés de passar para o desenho renovado visto no novo C4 europeu.

Galeria: Flagra: Citroën C3 Sporty 2022

O design será bem arredondado, principalmente na linha do capô, adotando o esquema de faróis duplos da Citroën. A grade fina com o logo da empresa será integrada à iluminação diurna em LED, no local onde normalmente ficam os faróis. As luzes normais, também em LED nas versões mais caras, ficarão um pouco mais abaixo. Os flagras adiantam que a Citroën deixará de lado os famigerados “airbumps”, as peças de plástico na parte de baixo das portas. E há rumores de que o modelo pode ser batizado como C3 Sporty.

Sabemos que ele será feito sobre a plataforma modular CMP, a mesma do novo Peugeot 208 e de diversos modelos globais da empresa. As informações na Índia dizem que será um derivado do C3 global, mas com modificações para que seja mais barato para os mercados emergentes. O motor esperado é o 1.2 turbo de três cilindros, além do 1.5 turbodiesel. No caso do Brasil, o mais esperado é que use o 1.6 aspirado de 118 cv e câmbio automático de 6 marchas que equipa o 208, mas a linha Firefly da Fiat também é uma hipótese agora que a PSA e FCA estão se unido.

A estreia do SUV só deve acontecer no final de 2021, mesmo na Índia. A Citroën irá iniciar suas operações no país no começo do ano que vem, com uma linha de montagem em CKD em Tamil Nadu. Já no Brasil, embora a fábrica já esteja montando a plataforma em Porto Real de forma experimental, o lançamento não deve acontecer antes de 2022.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com