O canal sueco Teknikens Värld é famoso por fazer o teste do alce, desafiando veículos a conseguir desviar de um obstáculo falso (imitando um alce que entra no meio da estrada). No último vídeo, os suecos levaram o Toyota RAV4 Prime, versão híbrida plug-in do SUV médio, para a pista e... ele falhou de forma espetacular. O Mitsubishi Outlander PHEV e o Volvo XC40 Recharge T4 também não foram aprovados, mas não de forma tão brusca.

No vídeo acima, você pode ver o pessoal do Teknikens Värld fazendo o teste com o Toyota RAV4 Prime. Em cada uma das provas, a traseira do SUV balança bastante e faz com que o carro perca totalmente o controle. Só conseguiu completar o desafio a 63 km/h, velocidade que é considerada muito baixa para aprovar o veículo.

Galeria: Toyota RAV4 Prime 2021

No texto que acompanha o teste, o Teknikens Värld explica que não sentiu o controle eletrônico de estabilidade atuar para impedir que o RAV4 Prime perdesse o controle. Além de avaliar o carros em várias velocidades, a publicação coloca motoristas diferentes para fazer o mesmo teste, e o resultado foi ruim em todos eles.

O Teknikens Värld ainda lembra que notou um problema semelhante no RAV4 Hybrid, a versão híbrida convencional (mesma vendida no Brasil), em 2019. Após questionar a Toyota sobre a falha, a fabricante modificou o controle de estabilidade e o crossover foi capaz de completar o teste do alce.

Novamente, a publicação mostrou os resultados para a Toyota e a fabricante disse que irá resolver o problema. "Como contramedida, nós iremos tomar uma atitude para garantir que o RAV4 Plug-in Hybrid possa passar no teste do alce do Teknikens Värld," disse a empresa em um comunicado enviado aos suecos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com