De acordo com a matéria publicada pelo site Electrek, uma dupla de motoristas alemães passou dois meses viajando 28.100 km em um carro elétrico Volkswagen ID.3 (na verdade é o ID.3 Pro S, que não está disponível para entrega no momento). O objetivo era testar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos do país.

Rainer Zietlow e Dominic Brüner atravessaram a Alemanha por 65 dias consecutivos, viajando de Oberstdorf a Sylt no novo veículo elétrico da Volkswagen. Eles contaram com o serviço We Charge da VW para navegar pelas estações de recarga ao longo de sua jornada. Zietlow compartilhou (via Electrek):

"A infraestrutura de carregamento já está relativamente bem desenvolvida hoje em dia. 652 estações eram compatíveis com o We Charge. No entanto, em alguns locais ainda há potencial para melhorias, por exemplo, algumas estações de carregamento estão localizadas fora da rota ou são mal iluminadas à noite."

Embora o objetivo principal fosse provar (ou refutar) a infraestrutura de carregamento do país, a viagem também foi um grande teste para o novo Volkswagen ID.3. Além disso, esses motoristas alemães estabeleceram um novo recorde mundial durante a viagem. Eles alcançaram a mais longa viagem contínua em um carro elétrico em um único país.

O VW ID.3 tem uma bateria de 77 kWh, uma autonomia de de até 549 quilômetros (WLTP) e uma taxa de carga de pico de 125 kW. A Volkswagen ficou impressionada com o desempenho geral do ID.3, bem como com a rede de recarga e a infraestrutura. A montadora disse em um comunicado:

"Não apenas as estações de carregamento, mas também o VW ID.3 demonstrou que a mobilidade elétrica na Alemanha é eficiente e adequada para os desafios diários. Em média, o veículo de teste consumiu 19 kWh por 100 km percorridos durante este test drive de maratona, enquanto o trecho mais longo sem carga foi de 420 km."

Galeria: Volkswagen ID.3 - teste de autonomia