A Toyota tem mostrado constantemente sua força com os carros híbridos, nos quais a marca aposta seriamente para expandir suas vendas de eletrificados até 2025. No entanto, isso não quer dizer que ela não esteja atenta ao mercado e tenha deixado do lado os elétricos. Prova disso é a notícia de que a montadora já está trabalhando no desenvolvimento de um RAV4 100% elétrico

Menos agressiva que as principais montadoras em termos de desenvolvimento de carros elétricos, a Toyota atualmente vende os modelos Lexus UX 300e e a van ProAce Electric na Europa. Mas de acordo com a imprensa japonesa, a montadora se prepara para lançar até o final de 2021 uma versão zero emissões do SUV RAV4, o mais vendido do segmento nos Estados Unidos e oferecido no Brasil em sua versão híbrida. 

Galeria: Toyota RAV4 Prime 2021

Um dos modelos globais mais importantes para a marca não terá grandes dificuldades para receber um trem de força 100% elétrico, graças à versatilidade da plataforma modular TNGA GA-K, que permite o uso de motores térmicos, híbridos, híbridos plug-in e elétricos.

O modelo que deve ser batizado como Toyota RAV4 Electric será vendido em mercados como Japão, China e Europa. Quando for lançado, no fim do ano que vem, este SUV elétrico já deve adotar o visual da próxima reestilização do SUV, não tendo muitas diferenças estéticas para as variantes a gasolina e híbrida. 

Os detalhes técnicos ainda não foram revelados, mas vazamentos indicam que o RAV4 Electric terá baterias da chinesa CATL e será capaz de rodar 400 km com uma carga, em tese, uma autonomia melhor que a verificada no modelo de sua divisão premium, Lexus UX 300e, que recebeu críticas pelo alcance mais curto de apenas 315 km pelo ciclo europeu WLTP.  

Fonte: FCO