Com estreia oficial programada para meados de abril, a nova geração do Kia Sportage promete ser um dos lançamentos mais importantes do calendário da empresa em 2021. Detalhes específicos ainda são desconhecidos, mas as expectativas são altas. O Sportage é um dos veículos mais vendidos da Kia no mundo e está inserido em um segmento altamente competitivo.

Nesse sentido, tudo indica que o nível de evolução será considerável e comparado ao do novo Hyundai Tucson. O design, antecipado acima por projeção cedida pelo site Motor.es, será marcado pela ousadia dos faróis pontiagudos integrados ao formato da grade e que descem em direção ao para-choque. Na traseira, as lanternas serão interligadas e iluminadas por LED com efeito visual próprio.

Galeria: Novo Kia Sportage 2022 - Projeção

Internamente, o projeto do Sportage 2022 atende pelo codinome “NQ5” e contempla pelo menos duas variantes diferentes. Assim como no Tucson 2021, haverá uma configuração com entre-eixos tradicional semelhante ao modelo de hoje e outra alongada destinada a mercados específicos. Mecanicamente, os motores 1.6 T-GDI de até 180 cv e 1.6 turbodiesel 136 cv serão compartilhados com o modelo da Hyundai.

Haverá ainda variantes eletrificadas, tanto híbrida-leve de 48 volts quanto híbrida PHEV com sistema plug-in. Neste último caso, o conjunto será formado pelo motor 1.6 turbo associado ao motor elétrico de 60 cv (44,2 kW), além de um bateria de íon-lítio de 1,49 kWh. A potência combinada será de 230 cv e o torque de 35,7 kgfm. A transmissão será automática de 6 marchas, com opção de tração integral.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com