Entre as novidades aguardadas para 2021 no Brasil está o lançamento do novo Renault Zoe, a versão renovada do hatch elétrico que é vendida na Europa desde o final do ano passado. E se preparando para a estreia aqui, o modelo francês atualizado foi flagrado pelo leitor Pedro Jens praticamente 'limpo' circulando pelas ruas. A revista Quatro Rodas também flagrou o modelo, com fotos de Emerson Abrao.

De uma forma geral, o novo Zoe manteve as mesmas dimensões e linhas gerais da carroceria do modelo anterior. Em termos de visual, as únicas alterações estão na grade frontal e no para-choque, um logo maior da Renault e novos faróis que recebem luzes em LED.

Galeria: Novo Renault Zoe - Flagra no Brasil

Já o interior evoluiu bastante e passa a contar com um painel de instrumentos digital de 10" e um segundo display, de 9,3" na posição vertical para a central multimídia EasyLink, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O seletor de câmbio também foi redesenhado, com uma nova alavanca.

Agora, o hatch elétrico conta com baterias de 52 kWh, que entregam 30% mais alcance em comparação às baterias de 41 kWh usadas anteriormente - agora são 390 km de autonomia pelo padrão europeu WLTP (o modelo atual tem 300 km). 

Renault Zoe 2020

E o motor elétrico ficou mais potente, gerando 136 cv e 24,9 kgfm de torque - o modelo vendido no Brasil tem 92 cv e 22,4 kgfm - que são suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos contra 13,2 segundos do modelo anterior. A Renault também oferece um novo wallbox de 7 kWh para os donos do Zoe e menor tempo de recarga: em um ponto de recarga rápida de 50 kWh é possível recuperar 90% da carga em 30 minutos. Em uso doméstico, esse tempo sobe para 9 horas e 25 minutos.

A lista de recursos do novo Zoe ainda inclui sistema de regeneração de freios, Park Assist, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e aplicativo que permite controlar algumas funções do carro como programar o ar-condicionado, conferir o estado da carga das baterias e a autonomia. 

Lançado no Brasil durante o Salão do Automóvel de 2018, o Renault Zoe passou recentemente por um forte reajuste de preços e agora começa em R$ 203.678. Acreditamos que o novo modelo não ficará muito distante desse valor, considerando o aumento recente e o preço cobrado pelos concorrentes mais próximos. 

Fotos: Pedro Jens

Galeria: Renault Zoe 2020 - fotos de estúdio