SUV compacto terá entre-eixos cerca de 50 mm maior e apostará em versão híbrida

A Honda continua a atualizar toda a sua linha global. Já começou a vender as novas gerações de Fit e City, mostrou o protótipo do Civic e, para 2021, uma das novidades será o próximo Honda HR-V. O crossover compacto já foi avistado em testes e a revista japonesa Best Car traz mais informações sobre o carro, dizendo que ficará maior e terá uma nova versão híbrida. A apresentação estaria prevista para março no Japão.

Assim como no modelo atual, o novo Honda HR-V usará a plataforma do Fit, na versão atualizada que serve de base para a quarta geração do monovolume. Traz mudanças importantes, como aumento da rigidez e redução de peso. No caso do crossover, o entre-eixos será expandido em cerca de 50 mm em comparação ao Fit, além de uma adição aos balanços, em comparação ao modelo atual e seus 2,610 m de entre-eixos. As primeiras informações diziam que terá 4,4 metros de comprimento.

Galeria: Honda HR-V 2022 - Flagra no Japão

Esta mudança nas dimensões faz sentido. Os flagras do carro em testes no Japão mostram que ficará um pouco maior com um visual mais parecido com os cupês. Rumores no oriente dizem que a Honda irá fazer o HR-V crescer para que crie um novo crossover compacto abaixo dele, este com um design mais convencional.

Quando falamos de modelo abaixo do HR-V, há muitas informações conflitantes. A Best Car diz que será um modelo com menos de 4 metros com a plataforma do novo City, enquanto sites asiáticos como AutoIndustriya afirmam que terá a arquitetura do Amaze, sedã vendido somente em alguns países emergentes. Dizem até que o nome seria ZR-V, já registrado pela empresa.

Outra informação que está um pouco confusa é que a Best Car afirma que o design do HR-V não terá grandes alterações, o que entra em contradição por causa dos flagras do carro em testes. As fotos adiantam que seu design dianteiro será bem diferente, adotando o mesmo estilo de grade que a minivan Odyssey, enquanto a traseira ficará mais inclinada.

 

A motorização para o Japão será composta pelo motor 1.5, nas versões aspirada e turbo. A variante aspirada ainda seria usada com uma eletrificação semelhante à do Fit, com dois motores elétricos e um conjunto de baterias pequeno, carregado pelo movimento do veículo. A única opção de transmissão será a automática do tipo CVT e terá tração integral como opcional.

A nova geração do Honda HR-V está prevista para o ano que vem. Tudo indica que será apresentada em março, chegando às lojas no Japão entre abril e maio. A versão global deve ser revelada pouco depois, desembarcando primeiro na Europa e Ásia. No caso do Brasil, como o HR-V é o modelo mais vendido da Honda no nosso mercado, não deve demorar para ser renovado também. Espere por um lançamento em 2022, com produção em Itirapina (SP).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com