Existe muita expectativa sobre a nova geração do Kia Sportage, pois é um dos modelos mais vendidos da empresa (no caso do Brasil, o mais vendido). Só será revelado em abril de 2021 e, neste caso, o modelo não deve aparecer antes no mercado chinês. Isso porque lá já existe o Sportage Ace, uma versão específica para o mercado local baseada na geração antiga e que acaba de receber um novo visual - muito polêmico, por sinal.

Vamos explicar primeiro a confusão de nomes. O Kia Sportage global, que é o que temos aqui, tem outro nome na China, sendo conhecido como KX5. Enquanto isso, a Dongfeng Yueda Kia, joint venture da marca coreana no país, criou um Sportage próprio, com a plataforma do Hyundai ix35. Foi lançado em 2017 e agora recebe uma reestilização, mudando de nome para Sportage Ace.

Galeria: Kia Sportage Ace (China)

A versão renovada do Sportage Ace será apresentada no Salão de Guangzhou (China), que começa na semana que vem. O novo visual se inspira no Sorento, com uma grade gigantesca integrada aos faróis, estes com um visual bem incomum. As luzes principais são quadradas e ficam posicionadas logo ao lado da grade, enquanto uma linha em LED passa pelo resto da peça e serve de iluminação diurna.

Do outro lado, o crossover busca itens do Telluride, o maior SUV da Kia, com lanternas verticais em LED, chamando a atenção por suas duas linhas vermelhas. A fabricante mexeu também no chassi, fazendo com que o carro ficasse 40 milímetros maior, agora medindo 4,50 metros. Continuará como uma opção abaixo do KX5 – ou seja, o nosso Sportage.

Na parte mecânica, contará com um motor 1.5 turbo de 200 cv. A lista de equipamentos deve incluir controle de cruzeiro adaptativo, central multimídia com tela de 10,25”, painel de instrumentos digital com display LCD de 7”, comandos por voz, conexão 4G Wi-Fi nativa e mais.

Enquanto isso, teremos que esperar mais seis meses para ver o novo Kia Sportage de verdade. A marca já confirmou a apresentação para abril do ano que vem, acompanhando a nova geração do Hyundai Tucson. Já foi inclusive visto em testes, adiantando que terá um esquema de faróis duplos e, ao contrário do modelo chinês, lanternas na horizontal. Ainda contará com uma versão 1.6 híbrida e uma variante híbrida plug-in.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com