A expansão do portfólio de SUVs da Hyundai mundo afora parece realmente não ter limites em termos de porte e tamanho. Prova disso é que além de Venue, atualmente o crossover mais acessível em oferta, a marca lançará em breve um utilitário esportivo ainda menor e desenvolvido especialmente para ocupar a base do catálogo.

Detalhes sobre o modelo ainda são limitados, mas as imagens deste flagra revelam protótipos em versão de produção e com design já finalizado. Ao que tudo indica, o porte reduzido tornará o compacto comparável a hatchbacks de entrada, mas elementos próprios reforçarão a pegada SUV e o apelo aventureiro.

Galeria: Flagra Hyundai mini SUV (AX1)

Informações extra-oficiais indicam que o comprimento ficará entre 3,7 e 3,8 metros - ou seja, entre 20 cm e 30 cm a menos que o Venue. A carroceria terá traços retos e quadrados, com teto alto e ampla área envidraçada. Apesar da camuflagem, é possível notar que as portas traseiras terão maçanetas camufladas e que a dianteira terá a identidade visual da Hyundai para SUVs - ou seja, faróis divididos e grade ampla.

A plataforma a ser usada provavelmente será a base K1 do Grand i10 Nios. Sob o capô, o motor 1.2 a gasolina será a principal oferta, mas versões de entrada certamente terão o 1.0 já usado pelo pequeno Santro. O câmbio poderá ser manual ou automatizado. Na Índia, onde o modelo será lançado por volta de maio do ano que vem, os principais rivais serão Maruti Suzuki Ignis, Mahindra KUV100 e Tata HBX.

O lançamento também é esperado na Indonésia e demais países do sudeste asiático. A chegada a mercados emergentes de outras regiões também é cogitada.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com