O Renault Kwid continua a dar origem a outros modelos na Índia. Depois da minivan Triber, será a vez de um SUV com menos de 4 metros de comprimento, que deve ser batizado como Kiger. A marca irá mostrar um conceito do crossover em breve e já adianta o modelo com um teaser em suas redes sociais. O lançamento comercial será apenas em 2021 na Ásia e, junto com o irmão de projeto Nissan Magnite, deve chegar ao Brasil mais adiante.

No vídeo curto divulgado pela Renault, o Kiger exibe faróis bem finos em LED, com uma linha interna em verde. A imagem muda para o spoiler montado no teto do crossover e finaliza com o carro em movimento, passando rapidamente pela lateral até chegar à traseira, onde podemos ver as lanternas com formato semelhante ao usado pelo Kwid, porém com linhas finas em LED.

Galeria: Renault Kiger - Teasers

O Kiger será mais um modelo a ser produzido com a plataforma CMF-A+, uma versão alongada da CMF-A do Kwid, e tem parentesco direto com o Nissan Magnite. Ambos medem menos de 4 metros de comprimento e usarão o motor 1.0 de três cilindros, na versão aspirada de 72 cv e turbo de 100 cv, podendo trabalhar com um câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT (este somente na variante turbo).

A estratégia por trás do Kiger é bem simples. Para começar, ele entra no segmento que está fazendo sucesso na Ásia, dos crossovers com até 4 metros. Esta categoria está ficando bem competitiva, com modelos globais como Hyundai Venue e Kia Sonet (que estão substituindo os hatches em alguns países, como nos EUA) e outros exclusivos para o mercado asiático, como Maruti Brezza, Mahindra XUV300 e Toyota Urban Cruiser.

 

Com a existência do Kwid na Índia como opção de entrada, o Kiger pode mirar em clientes que desejam um crossover sem gastar muito acima de um hatch. Assim como acontece com o Magnite, deve contar com itens como quatro airbags (frontais e laterais de tórax), painel de instrumentos digital, ar-condicionado, câmera de ré e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Rumores dizem que o Renault será posicionado abaixo do Magnite da Nissan, porém com uma diferença pequena de preços.

Galeria: Flagra: Renault Kiger e Nissan Magnite

Até agora, o Renault Kiger seria um modelo exclusivo para a Índia e outros países emergentes na Ásia. No entanto, a nova estratégia da Aliança Renault-Nissan dita que a Renault dará as instruções de como proceder no Brasil e a Nissan irá seguir com modelos semelhantes. E, como o Magnite será produzido por aqui em 2022, a Renault não deve ficar de fora, para ganhar em volume de produção e ter um novo modelo. Será que veremos o Kiger no país? Quem sabe a apresentação do carro na Índia não dê dicas sobre sua vinda ao nosso mercado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com