A Jeep anuncia que irá revelar “um novo veículo” no próximo dia 17, às 14h (horário de Brasília), sem revelar qualquer detalhe sobre qual será esta novidade. Isso já abre espaço para especulações sobre qual pode ser este modelo, e dois nomes são os mais cotados: a nova geração do Grand Cherokee ou o Compass reestilizado, ambos com estreia marcada para este ano.

O argumento que sustenta a hipótese de ser o Jeep Compass renovado é o fato de que ele será apresentado no Salão de Guangzhou (China), que abre as portas no dia 22 de novembro, cinco dias depois desta tal apresentação. É um período de tempo bem curto para que a marca faça duas revelações importantes.

Galeria: Jeep Compass 2022 - Registro na China

Outro ponto é que o novo Compass já apareceu na China sem qualquer camuflagem, em fotos usadas pelo governo chinês para realizar o registro do modelo. Se o carro já ganhou um registro no país, feito em agosto, então não irá demorar muito mais para ser lançado por lá.

Como adiantamos, o Jeep Compass trará uma leve mudança no visual, adotando um novo para-choque, faróis mais finos e longos, e uma grade atualizada. Por dentro, as imagens revelam que receberá uma central multimídia com tela flutuante (ao contrário do display integrado ao painel usado atualmente). Para o Brasil, será o momento de estrear o motor 1.3 turboflex com cerca de 180 cv, ligado a uma transmissão CVT.

Galeria: Jeep Grand Cherokee 2022 - Novo flagra

Boa parte da mídia internacional, porém, aposta em outro modelo: a nova geração do Grand Cherokee. Também há boas razões para esperar por ele. A Jeep confirmou em fevereiro que iria mostrar o modelo ainda em 2020 - e era para ter sido visto no Salão de Detroit na metade do ano, mas o cancelamento do evento deixou o utilitário no limbo. Não apareceu limpo como o Compass, mas roda camuflado desde 2019, então sua estreia está próxima também.

O novo Grand Cherokee irá trocar de plataforma, recebendo a base Giorgio do Alfa Romeo Stelvio, o que deixará o utilitário ainda maior, além de finalmente aposentar arquitetura do antigo Mercedes-Benz GLE, da época em que a Daimler era dona da Chrysler. É praticamente certo que receberá uma variante de 7 lugares nesta geração.

Seja o Jeep Compass renovado ou o novo Grand Cherokee, será uma grande estreia para a fabricante, atingindo públicos diferentes. E, mesmo que não seja a vez do Compass, sabemos que ele será mostrado pouco depois na China. Em ambos os casos, o lançamento comercial deve acontecer somente no início de 2021.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com