O segmento de SUVs e crossovers médios e grandes encerrou o mês de outubro com pouco mais de 11,1 mil unidades emplacadas, uma retração de 4,3% em relação ao mesmo período de 2019. Dos 26 modelos com pelo menos uma unidade registrada no mês passado, o líder Compass respondeu por mais de 55% do total de emplacamentos das duas categorias.

Com 6.161 unidades, melhor desempenho desde julho do ano passado (6.170), o representante da Jeep entre os médios atingiu quase 65% de market share. Na comparação com o Tiguan (798), vice-líder, o Compass teve resultado quase 8 vezes melhor. Embora mais distante do VW neste mês, o Chevrolet Equinox (476) completou o pódio em alta superior a 83%.

Além do Jeep, outro grande destaque do mês veio da Mitsubishi. Quinto em setembro, o Eclipse Cross (379) subiu uma posição graças ao seu novo recorde de emplacamentos. Já o Ford Territory (332), quarto no último ranking, perdeu uma disputa acirradíssima contra o Toyota RAV4 (334) por um lugar no top 5.

O mês também foi positivo para o Mitsubishi Outlander (270), em alta de quase 60%, que superou o Caoa Chery Tiggo 7 (224). Mais do que dobrando os números de 2019, o Hyundai Tucson (164) – cuja nova geração já foi apresentada no exterior – novamente ficou à frente do Kia Sportage (150), que não vive um bom momento comercial, e deixou fora do top 10 o Hyundai ix35 (133) - estes dois últimos com quedas acima dos 68%.

Na faixa superior, mesmo em baixa superior a 27% nos últimos 12 meses, o Toyota SW4 (862) ampliou a participação de mercado em relação a setembro e emplacou mais do que o triplo do recém-renovado Chevrolet Trailblazer (249, +36%). Vice-líder no mês anterior, o novato Caoa Chery Tiggo 8 (172) foi superado pelo Mitsubishi Pajero (229) e ficou fora do pódio.

SUVs / Crossovers II 

POS. 

MODELO 

OUT/20 

SET/20 

OUT/19 

% OUT 20 

% SET 20 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

JEEP COMPASS 

6161 

6042 

5727 

64,37% 

60,54% 

1,97% 

7,58% 

2º 

VW TIGUAN  

798 

739 

1088 

8,34% 

7,40% 

7,98% 

-26,65% 

3º 

CHEVROLET EQUINOX 

476 

723 

260 

4,97% 

7,24% 

-34,16% 

83,08% 

4º 

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 

379 

352 

156 

3,96% 

3,53% 

7,67% 

142,95% 

5º 

TOYOTA RAV4 

334 

321 

473 

3,49% 

3,22% 

4,05% 

-29,39% 

6º 

FORD TERRITORY 

332 

370 

3,47% 

3,71% 

-10,27% 

7º 

MITSUBISHI OUTLANDER 

270 

293 

169 

2,82% 

2,94% 

-7,85% 

59,76% 

8º 

CAOA CHERY TIGGO 7 

224 

321 

314 

2,34% 

3,22% 

-30,22% 

-28,66% 

9º 

HYUNDAI TUCSON 

164 

233 

76 

1,71% 

2,33% 

-29,61% 

115,79% 

10º 

KIA SPORTAGE 

150 

149 

472 

1,57% 

1,49% 

0,67% 

-68,22% 

11º 

HYUNDAI IX35 

133 

261 

595 

1,39% 

2,62% 

-49,04% 

-77,65% 

12º 

PEUGEOT 3008 

91 

81 

213 

0,95% 

0,81% 

12,35% 

-57,28% 

13º 

MITSUBISHI ASX 

44 

65 

323 

0,46% 

0,65% 

-32,31% 

-86,38% 

14º 

JAC T60 

0,09% 

0,06% 

50,00% 

15º 

HONDA CR-V 

10 

77 

0,04% 

0,10% 

-60,00% 

-94,81% 

16º 

PEUGEOT 5008 

14 

30 

0,02% 

0,14% 

-85,71% 

-93,33% 

  

  

9571 

9980 

9973 

100,00% 

100,00% 

-4,10% 

-4,03% 

SUVs / Crossovers III 

POS. 

MODELO 

OUT/20 

SET/20 

OUT/19 

% OUT 20 

% SET 20 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

TOYOTA SW4 

862 

920 

1186 

55,36% 

51,89% 

-6,30% 

-27,32% 

2º 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

249 

254 

183 

15,99% 

14,33% 

-1,97% 

36,07% 

3º 

MITSUBISHI PAJERO 

229 

215 

217 

14,71% 

12,13% 

6,51% 

5,53% 

4º 

CAOA CHERY TIGGO 8 

172 

330 

11,05% 

18,61% 

-47,88% 

5º 

JEEP GRAND CHEROKEE 

14 

14 

0,90% 

0,79% 

0,00% 

133,33% 

6º 

KIA SORENTO 

13 

16 

33 

0,83% 

0,90% 

-18,75% 

-60,61% 

7º 

FORD EDGE 

0,51% 

0,34% 

33,33% 

166,67% 

8º 

JEEP WRANGLER 

13 

20 

0,45% 

0,73% 

-46,15% 

-65,00% 

9º 

HYUNDAI SANTA FE 

0,13% 

0,11% 

0,00% 

-33,33% 

10º 

LIFAN X80 

0,06% 

0,17% 

-66,67% 

-80,00% 

1557 

1773 

1656 

100,00% 

100,00% 

-12,18% 

-5,98% 

Fonte: Fenabrave

Fotos: divulgação e Motor1.com

Galeria: Mitsubishi Eclipse Cross Sport

Envie seu flagra! flagra@motor1.com