Strada respondeu por praticamente uma a cada três picapes vendidas no Brasil no mês passado

Segundo veículo mais emplacado no Brasil em outubro, a Strada conquistou a preferência de 10.068 consumidores, quase 45% a mais do que em 2019, e assegurou quase ¾ de todos os registros de picapes pequenas no período. Se considerarmos também os modelos maiores, a representante da Fiat respondeu por praticamente 1/3 das pouco mais de 31 mil unidades.

Adversária mais próxima da Strada, a VW Saveiro (3.117) amargou uma queda de quase 31%. Já a Montana, em retração de quase 60%, completou o pódio com apenas 398 emplacamentos – no acumulado do ano (5.879), a picape da Chevrolet teve menos de 60% do que a líder conquistou apenas nas últimas semanas.

Fiat Strada Opening Edition

Em seu melhor momento em 2020, mesmo com queda de 14% frente ao ano anterior, a Fiat Toro (5.949) assegurou uma liderança com quase 34% de participação de mercado. O destaque, no entanto, ficou por conta da Chevrolet S10 (3.401), que superou a Toyota Hilux (3.120) na disputa pelo 2º lugar graças ao seu mês mais forte desde dezembro (3.693).

Embora com resultado melhor do que em setembro, a Ford Ranger (1.700) perdeu mais de ¼ dos compradores de 2019. O número, no entanto, foi mais do que suficiente para mantê-la na 4ª posição. A briga pelo 5º lugar, no entanto, foi acirrada, com a Mitsubishi L200 levando a melhor sobre a Frontier por apenas 64 unidades (1.009 x 945) - a Nissan não tinha desempenho tão bom desde março de 2018 (952).

Fiat Toro Volcano 2.4 Flex
L200 Triton Sport 2021

Em mau momento comercial nos últimos meses, a Renault Duster Oroch (907) não vendia tanto desde janeiro (1.093). Mas não houve motivo para comemorações, já que o resultado é quase 25% pior do que há um ano. Num discreto 8º lugar, a VW Amarok (559) perdeu mais da metade de suas vendas no período.

Picapes Pequenas 

POS. 

MODELO 

OUT/20 

SET/20 

OUT/19 

% OUT 20 

% SET 20 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

FIAT STRADA 

10068 

11873 

6957 

74,12% 

77,89% 

-15,20% 

44,72% 

2º 

VW SAVEIRO 

3117 

3050 

4503 

22,95% 

20,01% 

2,20% 

-30,78% 

3º 

CHEVROLET MONTANA 

398 

320 

973 

2,93% 

2,10% 

24,38% 

-59,10% 

  

  

13583 

15243 

12433 

100,00% 

100,00% 

-10,89% 

9,25% 

Picapes Médias / Grandes 

POS. 

MODELO 

OUT/20 

SET/20 

OUT/19 

% OUT 20 

% SET 20 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

FIAT TORO 

5949 

5580 

6913 

33,64% 

32,40% 

6,61% 

-13,94% 

2º 

CHEVROLET S10 

3401 

3149 

2633 

19,23% 

18,28% 

8,00% 

29,17% 

3º 

TOYOTA HILUX 

3120 

3578 

3393 

17,64% 

20,78% 

-12,80% 

-8,05% 

4º 

FORD RANGER 

1700 

1685 

2329 

9,61% 

9,78% 

0,89% 

-27,01% 

5º 

MITSUBISHI L200 

1009 

1087 

853 

5,71% 

6,31% 

-7,18% 

18,29% 

6º 

NISSAN FRONTIER 

945 

693 

745 

5,34% 

4,02% 

36,36% 

26,85% 

7º 

RENAULT DUSTER OROCH 

907 

535 

1204 

5,13% 

3,11% 

69,53% 

-24,67% 

8º 

VW AMAROK 

559 

841 

1172 

3,16% 

4,88% 

-33,53% 

-52,30% 

9º 

EFFA V21 

53 

36 

21 

0,30% 

0,21% 

47,22% 

152,38% 

10º 

RAM 2500 

29 

22 

0,16% 

0,13% 

31,82% 

2800,00% 

11º 

EFFA V22 

12 

16 

0,07% 

0,09% 

-25,00% 

100,00% 

12º 

SSANGYONG ACTYON SPORTS 

0,01% 

0,00% 

100,00% 

  

  

17686 

17222 

19271 

100,00% 

100,00% 

2,69% 

-8,22% 

Galeria: Chevrolet S10 High Country 2021 (Teste)