Segundo veículo mais emplacado no Brasil em outubro, a Strada conquistou a preferência de 10.068 consumidores, quase 45% a mais do que em 2019, e assegurou quase ¾ de todos os registros de picapes pequenas no período. Se considerarmos também os modelos maiores, a representante da Fiat respondeu por praticamente 1/3 das pouco mais de 31 mil unidades.
Adversária mais próxima da Strada, a VW Saveiro (3.117) amargou uma queda de quase 31%. Já a Montana, em retração de quase 60%, completou o pódio com apenas 398 emplacamentos – no acumulado do ano (5.879), a picape da Chevrolet teve menos de 60% do que a líder conquistou apenas nas últimas semanas.
Em seu melhor momento em 2020, mesmo com queda de 14% frente ao ano anterior, a Fiat Toro (5.949) assegurou uma liderança com quase 34% de participação de mercado. O destaque, no entanto, ficou por conta da Chevrolet S10 (3.401), que superou a Toyota Hilux (3.120) na disputa pelo 2º lugar graças ao seu mês mais forte desde dezembro (3.693).
Embora com resultado melhor do que em setembro, a Ford Ranger (1.700) perdeu mais de ¼ dos compradores de 2019. O número, no entanto, foi mais do que suficiente para mantê-la na 4ª posição. A briga pelo 5º lugar, no entanto, foi acirrada, com a Mitsubishi L200 levando a melhor sobre a Frontier por apenas 64 unidades (1.009 x 945) - a Nissan não tinha desempenho tão bom desde março de 2018 (952).
Em mau momento comercial nos últimos meses, a Renault Duster Oroch (907) não vendia tanto desde janeiro (1.093). Mas não houve motivo para comemorações, já que o resultado é quase 25% pior do que há um ano. Num discreto 8º lugar, a VW Amarok (559) perdeu mais da metade de suas vendas no período.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | OUT/20 | SET/20 | OUT/19 | % OUT 20 | % SET 20 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT STRADA | 10068 | 11873 | 6957 | 74,12% | 77,89% | -15,20% | 44,72% |
2º | VW SAVEIRO | 3117 | 3050 | 4503 | 22,95% | 20,01% | 2,20% | -30,78% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 398 | 320 | 973 | 2,93% | 2,10% | 24,38% | -59,10% |
|
| 13583 | 15243 | 12433 | 100,00% | 100,00% | -10,89% | 9,25% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | OUT/20 | SET/20 | OUT/19 | % OUT 20 | % SET 20 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT TORO | 5949 | 5580 | 6913 | 33,64% | 32,40% | 6,61% | -13,94% |
2º | CHEVROLET S10 | 3401 | 3149 | 2633 | 19,23% | 18,28% | 8,00% | 29,17% |
3º | TOYOTA HILUX | 3120 | 3578 | 3393 | 17,64% | 20,78% | -12,80% | -8,05% |
4º | FORD RANGER | 1700 | 1685 | 2329 | 9,61% | 9,78% | 0,89% | -27,01% |
5º | MITSUBISHI L200 | 1009 | 1087 | 853 | 5,71% | 6,31% | -7,18% | 18,29% |
6º | NISSAN FRONTIER | 945 | 693 | 745 | 5,34% | 4,02% | 36,36% | 26,85% |
7º | RENAULT DUSTER OROCH | 907 | 535 | 1204 | 5,13% | 3,11% | 69,53% | -24,67% |
8º | VW AMAROK | 559 | 841 | 1172 | 3,16% | 4,88% | -33,53% | -52,30% |
9º | EFFA V21 | 53 | 36 | 21 | 0,30% | 0,21% | 47,22% | 152,38% |
10º | RAM 2500 | 29 | 22 | 1 | 0,16% | 0,13% | 31,82% | 2800,00% |
11º | EFFA V22 | 12 | 16 | 6 | 0,07% | 0,09% | -25,00% | 100,00% |
12º | SSANGYONG ACTYON SPORTS | 2 | 0 | 1 | 0,01% | 0,00% | - | 100,00% |
|
| 17686 | 17222 | 19271 | 100,00% | 100,00% | 2,69% | -8,22% |