Categoria perdeu 32% de emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado

O segmento de sedãs compactos não vive um bom momento comercial. Pelo 2º mês seguido, a categoria perdeu mais de 32% de seus emplacamentos na comparação com o mesmo período de 2019. De todos os modelos presentes no ranking com pelo menos uma unidade registrada, apenas dois tiveram números positivos em outubro.

A situação só não foi pior porque o líder Chevrolet Onix Plus (8.619) cresceu quase 21%, aproximando-se de 1/3 de participação de mercado. Adversário mais próximo pelo 6º mês consecutivo, o VW Virtus (3.480, -21,9%) vendeu menos da metade do rival. Fechando o pódio pela 3ª vez seguida, o VW Voyage (2.988) foi o outro modelo a avançar nos últimos 12 meses (+19,6%).

Novamente quarto colocado, o Ford Ka Sedan (2.542) teve a maior retração do top 10 (-50%). Com isso, a vantagem sobre o Hyundai HB20S (2.330) encurtou um pouco mais. O Fiat Cronos (1.605), líder geral de vendas na Argentina nos últimos dois meses, foi apenas o 7º colocado no segmento, atrás do Toyota Yaris Sedan (1.790). Mesmo com reforço da versão 1.0 mais barata do mercado brasileiro, o Fiat Grand Siena não atingiu sequer 1 mil emplacamentos (975).

Ford Ka Sedan Titanium x Hyundai HB20S Premium
Nissan Versa 2021

O Honda City, com 733 unidades, completou o top 10. Atrás do Toyota Etios Sedan (481), a Nissan emplacou seus dois representantes; o V-Drive (345) e o Versa (108), cuja nova geração foi apresentada nas últimas semanas e começará a aparecer no ranking a partir de agora. Seguindo sem empolgar, o Caoa Chery Arrizo 5 ficou abaixo das 100 unidades (79).

 

POS. 

MODELO 

OUT/20 

SET/20 

OUT/19 

% OUT 20 

% SET 20 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

CHEVROLET ONIX PLUS 

8619 

7092 

7139 

31,44% 

28,74% 

21,53% 

20,73% 

2º 

VW VIRTUS 

3480 

3177 

4457 

12,69% 

12,87% 

9,54% 

-21,92% 

3º 

VW VOYAGE 

2988 

2493 

2499 

10,90% 

10,10% 

19,86% 

19,57% 

4º 

FORD KA SEDAN 

2542 

2336 

5083 

9,27% 

9,47% 

8,82% 

-49,99% 

5º 

HYUNDAI HB20S 

2330 

1845 

2769 

8,50% 

7,48% 

26,29% 

-15,85% 

6º 

TOYOTA YARIS SEDAN 

1790 

1787 

2386 

6,53% 

7,24% 

0,17% 

-24,98% 

7º 

FIAT CRONOS 

1605 

1168 

2533 

5,85% 

4,73% 

37,41% 

-36,64% 

8º 

RENAULT LOGAN 

1312 

1628 

2394 

4,79% 

6,60% 

-19,41% 

-45,20% 

9º 

FIAT GRAND SIENA 

975 

1065 

1490 

3,56% 

4,32% 

-8,45% 

-34,56% 

10º 

HONDA CITY 

733 

694 

876 

2,67% 

2,81% 

5,62% 

-16,32% 

11º 

TOYOTA ETIOS SEDAN 

481 

628 

1229 

1,75% 

2,54% 

-23,41% 

-60,86% 

12º 

NISSAN V-DRIVE 

345 

378 

1,26% 

1,53% 

-8,73% 

13º 

NISSAN VERSA 

108 

254 

1959 

0,39% 

1,03% 

-57,48% 

-94,49% 

14º 

CAOA CHERY ARRIZO 5 

79 

109 

210 

0,29% 

0,44% 

-27,52% 

-62,38% 

15º 

CHEVROLET PRISMA 

19 

13 

4259 

0,07% 

0,05% 

46,15% 

-99,55% 

16º 

CHEVROLET COBALT 

12 

13 

1467 

0,04% 

0,05% 

-7,69% 

-99,18% 

  

  

27418 

24680 

40750 

100,00% 

100,00% 

11,09% 

-32,72%

 

Observação:

- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.

Fonte: Fenabrave

Fotos: Motor1.com e divulgação

 

 

Galeria: Chevrolet Onix Plus Premier 2021