Os próximos carros lançados pela Skoda, marca tcheca pertencente ao grupo Volkswagen, prometem contar com um importante reforço em termos de segurança para os usuários. A empresa acaba de anunciar o registro do primeiro cinto de segurança iluminado do mundo, projetado para "acabar com o incômodo e a confusão de tentar afivelar o cinto à noite".

O sistema adota um ejetor plástico transparente iluminado por luzes LED que muda de cor de acordo com a situação. Desta forma, o dispositivo fica branco quando o banco está vazio (espécie de alerta para ajudar o usuário no escuro), vermelho quando o carona/motorista senta e não afivela o cinto e, finalmente, verde quando o equipamento está devidamente acionado.

Galeria: Skoda - Cinto de segurança iluminado

A marca explica que o recurso é útil para identificar o uso correto do cinto não apenas por adultos, mas principalmente por crianças. “Os pais podem ver imediatamente se os filhos esqueceram de apertar o cinto ou se não o fizeram de forma correta”, explica a marca. Além disso, há diversas opções de personalização, incluindo a possibilidade de programar os ejetores para exibir sequências de boas-vindas e integrá-los à luz ambiente da cabine. 

"A fivela do cinto de segurança iluminada inteligente é apenas um dos muitos recursos concebidos, projetados e desenvolvidos internamente na Skoda", disse a montadora. Só em 2019, a empresa entrou com 94 pedidos de patentes - recorde na República Tcheca. “Todos os anos, registramos vários pedidos de patentes de ideias e sistemas para tornar a vida mais fácil, segura e agradável para proprietários e motoristas.”

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com