Dispositivo da Skoda alerta usuário sobre o uso e muda de cor depois de afivelado

Os próximos carros lançados pela Skoda, marca tcheca pertencente ao grupo Volkswagen, prometem contar com um importante reforço em termos de segurança para os usuários. A empresa acaba de anunciar o registro do primeiro cinto de segurança iluminado do mundo, projetado para "acabar com o incômodo e a confusão de tentar afivelar o cinto à noite".

O sistema adota um ejetor plástico transparente iluminado por luzes LED que muda de cor de acordo com a situação. Desta forma, o dispositivo fica branco quando o banco está vazio (espécie de alerta para ajudar o usuário no escuro), vermelho quando o carona/motorista senta e não afivela o cinto e, finalmente, verde quando o equipamento está devidamente acionado.

Galeria: Skoda - Cinto de segurança iluminado

A marca explica que o recurso é útil para identificar o uso correto do cinto não apenas por adultos, mas principalmente por crianças. “Os pais podem ver imediatamente se os filhos esqueceram de apertar o cinto ou se não o fizeram de forma correta”, explica a marca. Além disso, há diversas opções de personalização, incluindo a possibilidade de programar os ejetores para exibir sequências de boas-vindas e integrá-los à luz ambiente da cabine. 

"A fivela do cinto de segurança iluminada inteligente é apenas um dos muitos recursos concebidos, projetados e desenvolvidos internamente na Skoda", disse a montadora. Só em 2019, a empresa entrou com 94 pedidos de patentes - recorde na República Tcheca. “Todos os anos, registramos vários pedidos de patentes de ideias e sistemas para tornar a vida mais fácil, segura e agradável para proprietários e motoristas.”

Fotos: Divulgação