Após fazer o pedido de proteção dos desenhos do novo Citroën C3, a marca agora faz um registro bem mais curioso, desta vez para o C3L, uma versão sedã vendida somente na China e que tem visual aventureiro e suspensão elevada. Embora não seja o carro que veremos no Brasil, já que ele ainda usa a plataforma antiga da fabricante francesa, pode ser a base para o design do futuro sedã que será feito em Porto Real (RJ).

O Citroën C3L é um sedã aventureiro, fórmula que vimos no Brasil somente com o Renault Logan mais alto (embora sem usar um nome separado); ou com o conceito Ka Urban Warrior, que a Ford mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. A receita é a mesma, com apliques de plástico nos para-lamas e caixas de rodas, e a suspensão elevada.

Galeria: Citroën C3L - Registro no Brasil

A parte visual é justamente a que nos interessa. Seu design já está um pouco próximo da identidade atual da empresa, embora com diferenças o suficiente para que pareça outro carro. Por exemplo, não tem o esquema de faróis duplos, adotando um conjunto único próximo ao capô. A entrada de ar fica no centro da frente, deixando o logo da empresa acima como um enfeite. Na traseira estão as lanternas horizontais.

Tem medidas interessantes, com 4,50 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,51 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, enquanto seu porta-malas tem capacidade de 625 litros. Como comparação, o Chevrolet Onix Plus tem 4,16 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos. Utiliza somente uma motorização, com o 1.2 turbo de 116 cv e 19,4 kgfm.

O que praticamente elimina as chances do C3L ser produzido no Brasil é o fato de ser construído com a plataforma PF1. Ela ainda é usada por aqui com o Citroën C4 Cactus, C3 e Aircross, todos ainda à venda. No entanto, a próxima geração de carros da fabricante francesa adotará a arquitetura modular CMP, que inclusive já é feita em testes na fábrica em Porto Real (RJ).

Galeria: Novo Citroën C3L (China)

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